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Modernização e digitalização: Jucesc celebra 130 anos facilitando a abertura de empresas no Estado

Em 16 de maio de 1893 nascia um dos mais importantes órgãos do Estado de Santa Catarina, a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc).

Na época quem queria registrar ou legalizar um negócio, precisava se deslocar ou enviar documentos pelos correios até um representante da Junta. Lá, funcionários anotavam todas as informações à mão.

Somente em 1981, que uma sede própria foi inaugurada na Avenida Rio Branco no centro da Capital e nesse tempo, a máquina de escrever começava a surgir para auxiliar no trabalho do dia a dia.

Hoje, os livros mercantis são digitais e existe o sistema digital para leiloeiros. A baixa de empresas de qualquer modalidade também passou a ser de forma automática e foi lançado um novo sistema para solicitar Certidões Simplificadas.

Nos primeiros meses deste ano, o tempo para abrir uma empresa passou a ser de um dia e cinco horas na maioria dos municípios. Em Florianópolis, o tempo médio é de apenas 8 horas.

O Governador Jorginho Mello enfatiza que Santa Catarina é um Estado que cresce a cada dia porque encurta distâncias e ajuda a fortalecer os empresários e empreendedores catarinenses.

Para o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, a nova gestão vai atuar ainda mais na desburocratização de abertura de empresas, trabalho que só está sendo possível com a ajuda dos servidores e parceiros.

Repórter: Kenia Casagrande

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