Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Modelo catarinense de coordenação...

Modelo catarinense de coordenação de transplantes é destaque em reunião com profissionais de todo o país

Foto: Divulgação / SES

O trabalho realizado pela coordenação do SC Transplantes foi um dos temas apresentados na reunião realizada no Hospital de Rim e Hipertensão (HRim), em São Paulo, promovida em parceria com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), nesta terça-feira, 5. Participaram em torno de 200 pessoas de vários estados, sendo uma parte presencial e outra online.

Em 2023, Santa Catarina atingiu recorde histórico com a realização de 1.713 procedimentos. Com esse resultado, a SC Transplantes atingiu a marca de 22.358 mil transplantes realizados ao longo de duas décadas de história. Outro destaque é o percentual de doações por milhão de população (pmp), com Santa Catarina apresentando um índice de 42,5, em comparação com a média nacional de 19,9 para o mesmo período, segundo a ABTO.

Há pouco mais de um mês, o SNT, a ABTO e o HRim começaram reuniões semanais às terças-feiras, explorando temas atuais do Sistema Nacional de Transplantes e buscando aprimoramento. “O tópico de ontem foram as Centrais Estaduais de Transplantes e Organizações de Procura de Órgãos. Fui convidado, em nome da Secretaria de Estado da Saúde e do SC Transplantes, para falar sobre o nosso modelo de coordenação de transplantes. Foram debatidos os diversos aspectos da coordenação hospitalar de transplantes, a evolução dos nossos resultados nesses anos e também de problemas que enfrentamos. O encontro foi muito produtivo, com intervenções positivas sobre o modelo utilizado em Santa Catarina. O professor José Medina Pestana, que é o superintendente do Hospital do Rim, reforçou que o modelo catarinense de coordenação de transplantes é o que tem que ser levado para o Brasil”, explica o coordenador da Central Estadual de Transplantes de SC, Joel de Andrade.

Além da troca de experiências, Joel de Andrade teve a oportunidade conhecer detalhes do funcionamento do HRim. A instituição é o maior serviço de transplantes renais do mundo, que fez 1100 procedimentos em 2023. Este número representa 20% dos transplantes renais do Brasil e 60% do que é realizado em São Paulo.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support