Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Mobilizações, encontros e debates...

Mobilizações, encontros e debates marcam o mês da mulher em Santa Catarina

Para marcar o mês da mulher, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) vai promover diversas atividades até o fim de março. Entre as ações estão mobilizações em vários municípios com o chamado Ônibus Lilás, um encontro estadual, capacitações, uma live sobre autocuidado e saúde mental e o lançamento de uma parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina para um projeto que visa fortalecer vínculos familiares e diminuir casos de violência contra a mulher.

“Como somos uma Secretaria que leva a mulher em seu nome, pensamos numa programação bem ampla para discutir e combater não só a violência, que é um tema cada vez mais abordado, mas também valorizar a diversidade da mulher, envolver os municípios e incentivar ações permanentes”, comenta a secretária da SAS, Alice Kuerten.  

Nesta terça-feira, 7,  ocorre a Plenária do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim). Já no dia 8, Dia Internacional da Mulher a programação é extensa com destaque para o evento SC por Elas, uma parceria da Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família com a Secretaria de Estado da Administração (SEA) para reforçar o compromisso do Governo do Estado e mobilizar empresas para a implementação da Lei nº 18.300, que garante a reserva de vagas de trabalho para mulheres catarinenses em situação de vulnerabilidade por terem sido vítimas de violência.

Para fortalecer as políticas públicas para as mulheres, será realizado no dia 9 o Fórum dos Conselhos Municipais de Direitos da Mulher. Neste evento que ocorre de forma on-line, as conselheiras municipais irão apresentar as atividades desenvolvidas em suas cidades e proporcionar assim a troca de experiências.

No dia 13, a Lei nº 18.300 também é tema de uma Formação Continuada para servidores da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.

No dia 14 de março ocorre a Live Autocuidado: ação importante para a saúde mental da mulher com a psicóloga, Darlim Saratt Mezomo. Ela atua há mais de 20 anos na área de saúde e qualidade de vida do trabalhador.

Ônibus Lilás

A programação de março inclui ainda ações com o ônibus de prevenção da violência contra a mulher, conhecido como Ônibus Lilás. Ele estará em quatro municípios de Santa Catarina: Santa Cecília (20 e 21 de março), Lebon Régis (21 e 22 de março), Alfredo Wagner (27 de março) e São Joaquim (28 de março).

“Nessa ação a proposta é desenvolver ações de sensibilização alusivas ao mês da mulher para auxiliar na desconstrução de estereótipos de gênero e que modifiquem os padrões sexistas, perpetuadores das desigualdades de poder entre homens e mulheres e da violência de gênero”, explica a secretária adjunta, Maria Helena Zimmermann.

Também está previsto o Encontro Estadual Institucional de Políticas para as Mulheres na modalidade on-line.  O objetivo é estimular o diálogo com as gestoras de políticas para mulheres nos municípios. A intenção é que esta atividade seja o início da construção de um ciclo de encontros.

Parceria com o TJSC

O mês de março também será marcado pela Aula Magna da Oficina de Parentalidade em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O projeto fortalece os vínculos familiares e será lançado no dia 27 de março.

Na primeira etapa as equipes do Sistema Único da Assistência Social, incluindo Centros de Referência em Assistências Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) serão capacitadas, e a partir de então, vão ministrar as oficinas de parentalidade para famílias que frequentam esses equipamentos.

Além dessa programação, a SAS participa durante todo o mês de diversas ações realizadas pelos municípios. Dentre elas, a Plenária do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim); o evento Alvorada com Elas promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis com acolhimento e café da manhã para as mulheres; a assinatura do Protocolo “Não se Cale”, do Termo de Cooperação da Prefeitura Municipal de Florianópolis com o Núcleo Especial de Atendimento às Vítimas de Crime e do Decreto que institui o Programa Maria da Penha vai à Escola e a inauguração da Clínica da Mulher e da Criança de Florianópolis. 

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support