Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Mobilização de alunos e...

Mobilização de alunos e professores da Udesc pede manutenção de programa federal de educação básica

Na tarde desta quarta-feira, 24, alunos e professores de quatro centros da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aderiram à mobilização nacional em defesa da manutenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que aperfeiçoa e valoriza a formação de professores para a educação básica.

Ligado ao governo federal, o Pibid terá cortes em março. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já anunciou que fará o cancelamento de bolsas que tiverem 24 meses no programa e a eliminação das cotas de bolsa aprovadas para as instituições de ensino.

“Isso significa que os bolsistas excluídos não serão substituídos e que os formadores do programa serão dispensados. De imediato, em torno de três mil escolas públicas serão desligadas do programa”, afirma a nota oficial divulgada pelo Fórum Nacional do Pibid.

Atividades em Florianópolis e Joinville

No Bairro Itacorubi, em Florianópolis, alunos e docentes dos centros de Artes (Ceart), de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) debateram o tema com diretores e estudantes de escolas da educação básica da Capital e depois realizaram uma manifestação no Campus I contra o corte de recursos federais [ouça o áudio].

“O Pibid é um programa exitoso que promove a aproximação entre a universidade e a escola e possibilita uma troca de aprendizados fundamental entre os futuros professores e os alunos das escolas, com excelentes resultados”, avaliou o professor Lourival José Martins Filho, do Núcleo de Apoio Pedagógico (Nape), da Udesc Faed.

O professor da Udesc Ceart Vicente Concilio, que coordena o Pibid Teatro na universidade, destacou que o corte do governo federal “compromete tanto a ação planejada nas escolas quanto a continuidade de alguns programas. O Pibid é uma política de valorização das licenciaturas, pois cria uma espécie de residência dos alunos nas escolas, o que é diferente do estágio”.

Além de Concilio, a Udesc Ceart foi representada pelas professoras Vânia Müller, coordenadora do Pibid Música, e Regina Finck e Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, coordenadoras do Pibid Interdisciplinar.

Na noite desta quarta-feira, bolsistas do programa na Udesc Cefid distribuíram panfletos para o curso de Licenciatura em Educação Física, no Bairro Coqueiros.

“O Pibid é de extrema importância para os alunos dos cursos de licenciatura, uma vez que, antes de iniciarem o estágio obrigatório, os bolsistas podem ter o primeiro contato com a escola e tudo que a rodeia, bem como perceber e adquirir a postura de um professor de Educação Física”, disse a acadêmica Nicole Gonçalves.

Já em Joinville, uma série de atividades foi realizada à tarde na Escola Rudolfo Meyer, por participantes do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) no Pibid.

Desde a última semana, professores e alunos da universidade também têm mobilizado uma campanha virtual nas mídias sociais em defesa do programa, com a hashtag #apoioaopibid.

A Udesc conta com recursos do programa federal nas seguintes áreas: Artes Visuais, Música, Teatro, Geografia, História, Pedagogia, Pedagogia a Distância, Matemática, Física, Química, Educação Física e Interdisciplinar. Atualmente, a universidade tem 182 bolsas e atende quase três mil estudantes da educação básica.

Ações da Reitoria 

Após a manifestação na sede do Campus I, os participantes do Pibid foram recebidos pelo reitor eleito da Udesc, Marcus Tomasi, que assumirá em 11 de abril e garantiu apoio ao movimento. “A Reitoria da Udesc já está mobilizada, pedindo apoio de senadores e deputados, e não concorda com os cortes do governo federal no Pibid. Defendemos o ensino público e de qualidade”, ressaltou.

Já o atual reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, esteve em Brasília nesta quarta-feira, junto com outros reitores de universidades estaduais, acompanhando um debate sobre o Pibid na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Senadores e deputados também se mobilizaram contra cortes na formação de professores.

“A Udesc está junto nessa corrente pela manutenção do Pibid. Acompanhei o pronunciamento dos senadores catarinenses Dalírio Beber e Dário Berger, que defenderam a manutenção do Pibid. Também pedi apoio de deputados federais”, informou o reitor.

EAD e emenda parlamentar

Em Brasília, Sousa também se encontrou com o diretor de Educação a Distância da Capes, Jean Mutzig, para tratar sobre novas vagas para os cursos na modalidade a distância da Udesc. Mutzig informou que serão abertas 60 mil vagas para o segundo semestre deste ano no Brasil e não mais 150 mil vagas devido a cortes do Ministério da Educação (MEC). A prioridade será para os cursos de licenciatura e especializações.

O reitor também fez tratativas com a deputada federal Angela Albino, que está viabilizando uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para a infraestrutura da Udesc Cefid.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010

* Com informações das assessorias de Comunicação da Udesc no CCT, Ceart, Cefid e Faed 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support