Missão oficial à Alemanha inicia conversas por novos investimentos Santa Catarina
A missão oficial à Alemanha aproximou Santa Catarina dos investidores alemães. Rodadas de negócios apontaram áreas de interesse dos empresários estrangeiros. Segundo o secretário de Assuntos Internacionais (SAI), Carlos Adauto Virmond Vieira, que representou o governador Raimundo Colombo na delegação, os resultados são promissores. “Nossa missão oficial foi um sucesso e as perspectivas de Santa Catarina receber novos investimentos da Alemanha, bem como ampliar as exportações para aquele país, são promissoras”, avalia Vieira.
Foto: Marco Aurélio Braga / Prefeitura de Joinville
>>> Imagem para download na galeria
Os integrantes da delegação participaram de rodadas de negócios organizadas pelo setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil – onde foram recebidos pela embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti – e pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), com apoio da SAI e da Prefeitura Municipal de Joinville. A reunião na embaixada brasileira ocorreu na terça-feira, 14.
De acordo com Vieira, foram avaliados projetos na área de tecnologia com a agência Berlin Partner für Wirtschaft und Technologie GmbH – ligada ao governo de Berlim; e no setor de gestão de resíduos sólidos e gás com o Estado de Mecklemburgo -Pomerânia Ocidental, localizado no Norte da Alemanha. Os catarinenses se reuniram também com Armin Wedel, diretor de pesquisa do Instituto Fraunhofer, uma das maiores instituições de pesquisa aplicada da Europa. Neste encontro, discutiu-se a possibilidade de transferência de tecnologia nas áreas de armazenamento e transmissão de energia elétrica. O secretário Vieira, o assunto será encaminhado para a Celesc.
A missão ainda apresentou Santa Catarina em um seminário na Feira de Hannover 2015, na segunda-feira, 13. Na pauta das apresentações, estavam os resultados econômicos de Santa Catarina, os indicadores sociais e os programas do Governo do Estado, coordenados pela Secretaria da Fazenda e de Desenvolvimento Econômico Sustentável, para incentivo a investimentos.
Segundo Vieira, o fato de o crescimento econômico catarinense ter se descolado do desempenho nacional chamou a atenção dos mais de 70 empresários alemães participantes. “No contexto nacional atual, é muito mais interessante e seguro investir em Santa Catarina, já que temos uma realidade socioeconômica próxima da realidade dos países europeus”, disse o secretário.
A viagem oficial também teve o objetivo de promover a adesão dos empresários alemães ao 33º Encontro Empresarial Brasil-Alemanha (EEBA). Na reunião entre o secretário da SAI com a diretoria para a América Latina da Confederação da Indústria Alemã, foi confirmado que o governo da Renânia do Norte-Vestfália organizará a vinda de uma delegação de 15 empresas ao EEBA. O Encontro será realizado em Joinville, no mês de setembro, com apoio institucional da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais.
Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
rafael@sai.sc.gov.br
(48) 3665-2214 / 9952-4504