Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Missão do Governo catarinense...

Missão do Governo catarinense apresenta objetivos estratégicos do Estado para investidores estrangeiros em Nova Iorque

Um público formado por executivos das indústrias química e de construção pesada dos Estados Unidos, Alemanha e Espanha e representantes de indústrias carboníferas do estado de West Virginia e da Ucrânia assistiu, nesta quinta-feira, 1º de maio, a apresentação da comitiva catarinense na “Reunião Estados Unidos – Brasil sobre Alternativas Energéticas: Apoiando Indústrias e Empregos”, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O encontro teve ainda a participação da embaixadora do Brasil Ana Lucy Gentil Cabral Petersen.

Foto: Renato Lacerda/SEF. Clique aqui para download

O senador Luiz Henrique da Silveira iniciou a apresentação com detalhes sobre os indicadores sociais de Santa Catarina, que concentra algumas das melhores posições no ranking nacional, como a geração de empregos. Na sequência, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira mostrou aos cerca de 30 participantes os principais dados da economia e da indústria local, com foco na diversidade de setores e destaque específico para a indústria ligada ao carvão.

O secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, que por dois anos presidiu as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), deu continuidade à apresentação destacando os objetivos de considerar investimentos estrangeiros no Estado. “O governo do Estado tem três eixos de prioridades estratégicas: promover o desenvolvimento do bem-estar social da população catarinense; modernizar a gestão do estado, por meio de uma nova administração pública; e atrair investimentos públicos e privados estratégicos de alto valor agregado”, disse Gavazzoni. Segundo ele, Santa Catarina possui planos claros e seguros de atração de investimentos estrangeiros diretos e projetos de grande magnitude.

De acordo com o vice-governador, o primeiro dia de trabalho serviu para tomar conhecimento das tecnologias oferecidas e o que de fato pode ser interessante para Santa Catarina. “Conhecemos alternativas de utilização do carvão para suprir a demanda de gás que hoje é uma realidade no Estado, entre outros produtos como fertilizantes e combustíveis líquidos”, destaca Eduardo Moreira.

Com foco na viabilidade de investimentos no Sul, onde se concentram nossas reservas de carvão, Moreira declarou que serão fundamentais as garantias apresentadas pelos investidores em relação ao compromisso de preços e fornecimento de material. Mas não descarta a assinatura de termos de compromisso e intenções entre a TransGas, empresa patrocinadora do evento, e Santa Catarina. O evento contou com a participação de executivos e líderes de indústrias químicas, petroquímicas, energéticas e de construção pesada.

O presidente do Sindicato de empresas extratoras de minérios de Santa Catarina, Fernando Zancan, ressalta que a discussão envolve investimentos de até R$ 1,5 bilhões no Estado e abre um leque de produtos que podem ser viabilizados. “Estamos tratando com os detentores da tecnologia necessária na gaseificação do carvão e produção de outros insumos. É importante buscarmos o foco mais adequado para Santa Catarina, que hoje figura na produção de gás, uréia e amônia”, considerou Zancan.

Nesta sexta-feira, a comitiva catarinense ainda cumpre agenda relacionada ao tema, em Nova York. A “Reunião Estados Unidos – Brasil sobre Alternativas Energéticas” é uma iniciativa da TransGas Development Systems, uma empresa global de desenvolvimento de projetos de energia sediada na cidade de Nova York. A reunião conta com a colaboração e participação dos governos do estado norte-americano de West Virginia e do estado brasileiro de Santa Catarina.

Informações adicionais para a imprensa:
Aline Cabral Vaz
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Fazenda
E-mail: avaz@sef.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2575 / 98843-8352
Site: www.sef.sc.gov.br

Informações adicionais para a imprensa
Rafael Cardoso
Assessoria de Comunicação
Gabinete do Vice-governador
Telefone: (48) 9118-9821