Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Missão de Angola conhece...

Missão de Angola conhece as boas práticas de gestão financeira realizadas em Santa Catarina

As boas práticas de Santa Catarina no uso do chamado Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) e nos demais serviços digitais de gestão financeira foram compartilhadas nesta quinta-feira, 9, pelo secretário adjunto da Fazenda, Augusto Piazza, com uma comitiva do Ministério das Finanças do governo de Angola.

A missão angolana veio ao estado com o propósito de conhecer as experiências e a realidade das finanças públicas em Santa Catarina, principalmente em relação ao domínio das Tecnologias da Informação. O objetivo da comitiva é aprimorar a plataforma usada pelo governo angolano na arrecadação de receitas e execução da despesa pública.

As práticas de gestão foram detalhadas pela equipe técnica da Fazenda, com a participação da diretora de Contabilidade e Informações Fiscais (DCIF), Graziela Meincheim. Também participou Marcelo Fett, anunciado pelo governador Jorginho Mello para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foram compartilhados, ainda, os aspectos práticos do Sistema de Administração Tributária – SAT – e o Controle do Crédito Tributário em Santa Catarina, apresentados pelo gerente da área, Omar Afif Alemsan. Apesar das diferenças na composição dos tributos nos dois países, explicou Afif, o desenvolvimento da área de TI é semelhante e os brasileiros e angolanos trabalham com a mesma finalidade: prestar melhores serviços aos seus cidadãos.

“A visita foi muito proveitosa. Encontramos experiências muito boas, com grande capacidade de repercussão em nosso sistema. Acreditamos que este intercâmbio irá continuar e estamos à disposição para também apresentar nossa evolução no domínio das tecnologias, visando melhor servir ao cidadão”, celebrou o diretor-geral adjunto do Serviço de Tecnologia de Informação e Comunicação das Finanças Públicas de Angola, Leonel Cambango.

Santa Catarina mantém portas abertas para conhecer e compartilhar experiências exitosas com outras gestões, anunciou o secretário adjunto Augusto Piazza. O intercâmbio de informações nos permite dividir o que fazemos de melhor, mas também nos traz aprendizados valiosos. Toda contribuição é bem-vinda para aprimorarmos nossa gestão”, concluiu.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEF

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina

Ver todos os posts