Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mirian Bolsi recebe medalha...

Mirian Bolsi recebe medalha Alice Petrelli

Os servidos da Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Concórdia escolheram através do voto, a colega Mirian Bolsi para receber a Medalha do Mérito Funcional – Alice Guilhon Gonzaga Petrelli. A entrega aconteceu nesta segunda-feira, 26, no Teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis.

A premiação está sendo realizada durante as comemorações da 16ª Semana do Servidor Público e é destinada a homenagear os servidores da administração direta e indireta, cujas ações meritórias tenham ultrapassado a atuação de seus deveres funcionais. Para a gerente de educação da SDR, Gislaine Winter foi feita escolha certa. “A Miriam é merecedora desta homenagem. Uma pessoa dedicada e responsável em seu trabalho”, avalia.

Histórico

Apaixonada pelo magistério, logo no primeiro estágio teve a certeza que a educação seria sua profissão. Mirian se formou em 1977 e um ano depois teve o convite para trabalhar na Escola Isolada de Porto Brum.

Ela conta que lecionava nos dois períodos e, como não havia transporte regular em horários em que pudesse voltar para Concórdia, passou a morar na casa do Presidente da APP. “Fiquei morando lá em troca de ajudar nos afazeres domésticos. Foi uma experiência marcante, pois bastante jovem ainda, cheguei na escola no segundo semestre, depois das férias, sem saber muito bem como continuar o trabalho da professora anterior”, relembra com carinho.

Como estava na casa de amigos, precisava seguir as regras e uma delas era dormir cedo. “Na casa do presidente da APP não havia luz elétrica e todos dormiam bastante cedo, fato que estranhei muito. Como não havia um quarto sobrando, me acomodaram na mesma cama com duas meninas. À noite, ia com frequência fazer “serão” ou rezar o terço na casa de vizinhos. Lá me encontrava com alunos e brincávamos no escuro, no pátio das casas até tarde da noite. E assim passei seis meses morando em Porto Brum, vindo para casa apenas uma vez ao mês quando convocada para as Reuniões Pedagógicas. Até hoje sou grata à Família Michicosky que me acolheu em sua casa e trago comigo boas lembranças desse período. Com eles aprendi a dar valor a tantas coisas antes insignificantes”, recorda.

Após esse período, Mirian trabalhou na EEB Romeu de Sisti de Planalto, EI São Miguel do Rancho Grande, EEB Vidal Ramos Júnior, EEB Deodoro e EEB São João Batista de La Salle. Durante este tempo, fez o Curso de Licenciatura em Artes Visuais, Especialização em Arte Educação e Mestrado em Educação. Além das escolas, atuou também na Coordenadoria Regional de Educação e na Gerencia de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Concórdia, onde encerrou a carreira como Integradora do Ensino Médio e Educação Profissional.

Durante todos esses anos trabalhou com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Terceira Idade, Classes de Aceleração, Ensino Superior e Pós-Graduações. Além do trabalho com professores e Diretores em reuniões e formações e fez parte, desde o primeiro, do grupo de educadores que elabora a Proposta Curricular de Santa Catarina.

“Hoje, posso afirmar, com toda certeza, que me sinto realizada. Tive a oportunidade de conviver e aprender com tantas pessoas que não mediram esforços em me ensinar o que sabiam. E, sou imensamente grata aos colegas de profissão que estiveram comigo, ou cruzaram meu caminho, nesses 37 anos em que estive envolvida com uma das áreas mais importantes para a formação do ser humano: a educação!”, desabafa.

{article Dalva Paznoncelli Pichetti – SDR Concórdia}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support