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Ministro renova concessão do Porto de São Francisco e do contrato de gestão do Porto de Imbituba

O ministro da Secretaria de Portos, César Borges, vem a Santa Catarina nesta quinta-feira, 18, para assinar a prorrogação da delegação do porto público federal de São Francisco do Sul por mais 25 anos ao Governo do Estado. O governador em exercício de Santa Catarina,  Nelson Schaefer Martins, também participa do ato. Na ocasião, será assinado ainda o aditivo ao convênio de delegação do Porto de Imbituba para o Estado.

De múltiplo uso, o Porto de São Francisco do Sul é o segundo do Brasil em movimentação de carga não conteinerizada, cerca de 12% dos grãos exportados pelo Brasil passam por ele. No ano passado, o empreendimento recebeu investimentos de mais de R$ 40 milhões para ampliar e aperfeiçoar a sua capacidade operacional.

Para o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi, a concessão marca o início de uma nova etapa. “O Porto passa por um processo de modernização. Já concluímos o aprofundamento do calado, as melhorias no pátio e no sistema de informática e, no fim do ano passado, inauguramos mais um berço. Seguimos inovando para atrair novos armadores e movimentar mais cargas”, destaca Corsi.

A cerimônia de assinatura da concessão será realizada no Terminal Turístico Naval, no Centro Histórico de São Francisco do Sul, a partir das 10h.

Crescimento

No dia 11 deste mês, o ministro da Secretaria de Portos, César Borges, assinou o contrato de adesão de autorização para instalação do Terminal de Uso Privado (TUP) do Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC), localizado em São Francisco do Sul. A reunião contou com a presença do governador em exercício do estado, Nelson Schaefer Martins.

O terminal será voltado à exportação de granéis vegetais, como soja, farelo de soja e milho. A expectativa de movimentação é de 6 milhões de toneladas por ano, com investimento de R$ 419 milhões. A previsão para a construção do terminal é de 18 meses. O terminal está localizado em terreno contíguo ao Porto Organizado de São Francisco do Sul. O projeto prevê a implantação de um píer avançado ligado por uma ponte de acesso à retroárea do terminal, onde serão instalados os armazéns e a estrutura de recepção de grãos por esteiras ligadas ao Porto de São Francisco do Sul.

Porto de Imbituba

O Governo do Estado assumiu a gestão do Porto em dezembro de 2012, com um contrato de concessão previsto para terminar em dezembro de 2014. Nestes quase dois anos, os resultados foram expressivos: o movimento de contêineres aumentou em mais de cinco vezes e o volume de cargas movimentado cresceu 67%, passando de 2,1 milhões de toneladas em 2012 para uma previsão de 3,5 milhões de toneladas em 2014.

O bom desempenho garantiu que o governo federal aprovasse a assinatura do termo de prorrogação por mais 23 anos. “O contrato hoje em vigor era uma delegação precária que tinha como objetivo o estudo da melhor forma de gestão do porto para os próximos anos. A prorrogação é uma conquista que confirma o êxito deste primeiro período de gestão. A transição de um porto privado em um porto público foi desafiadora”, observa o diretor do porto, Marcelo Schlichting.

O presidente da SC Parcerias, Paulo Cesar da Costa, que também preside o Conselho de Administração do Porto de Imbituba, explica que a renovação da concessão permitirá uma série de novos investimentos no local. Estão previstos cerca de R$ 300 milhões em melhorias no berço três e molhe, com recursos obtidos por meio da parceria entre terminais, operadores e os governos estadual e federal. O porto está se consolidando como um polo de desenvolvimento regional, já que atualmente a cadeia produtiva movimenta cerca de 4 mil empregos.

Uma parceria entre governos estadual e federal no valor de R$ 38 milhões também viabilizou a dragagem do porto. A obra prevê o aprofundamento do canal de acesso (dos atuais 15 metros para 17 metros), da bacia de evolução (de 13 para 15,5 metros) e dos berços (de 12,5 para 15 metros). Com a dragagem, o porto poderá receber navios de até 360 metros de comprimento, embarcar e desembarcar mais cargas para comercialização.

O diretor Marcelo Schlichting afirma que com as novas configurações técnicas de atracação com a conclusão da dragagem, tarifas competitivas e uma ação comercial arrojada impulsionam a meta de movimentar 150 mil TEUs por ano até 2015. Em 2014, o porto deve fechar com a marca de 55 mil TEUs no ano.

>>> Leia mais: Governador em exercício lança edital para aumentar a capacidade de navegação no Rio Itajaí

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Alexandre Lenzi
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