Ministro da Segurança Pública elogia trabalho da ressocialização de presos em Santa Catarina
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, participou, em Florianópolis, da 2ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro na manhã desta quinta-feira, 26. Jungmann se disse emocionado com a exposição do trabalho dos detentos de todo o Brasil que estão na mostra, por ver que existe um indício de mudança na cultura do sistema prisional, mas alertou que a situação carcerária do Brasil ainda é preocupante por ser a terceira maior do mundo.
Durante a palestra, o ministro falou que o trabalho de ressocialização de egressos e presos é fundamental para evitar a proliferação das facções dentro dos presídios e elogiou o que tem sido feito para a ressocialização de presos em Santa Catarina. Por aqui, 31% dos detentos realizam atividades laborais remuneradas, voltadas para desenvolvimento de produtos para indústrias, enquanto no país a maior parte da produção é artesanal.
“Aqui é 31%, enquanto a média no país é 12% dos que estão trabalhando dentro do sistema prisional. É quase duas vezes e meia aquilo que se tem no país. Santa Catarina dá um belo exemplo. Eu já falei com o secretário Leandro Lima e eu vou voltar aqui para conversar com os empresários. Quero ir ao sistema penitenciário e ver esse tipo de trabalho que está sendo feito. Essa é uma maneira de mostrar que o caminho é esse”, declarou o ministro.
Sobre a Mostra
Santa Catarina foi escolhida para sediar e organizar o evento pela segunda vez porque é referência nacional em número de presos que trabalham e porque tem um importante trabalho de ressocialização que é considerado modelo no Brasil e em outros países, além do sucesso da experiência na 1ª Mostra Laboral realizada em 2015.
Este ano o evento trouxe um grande diferencial, a exposição de produtos e as palestras que aconteceram no mesmo local permitindo, assim, que todos acompanhassem os debates e as discussões no mesmo ambiente.
Na exposição, foi possível ver produtos e marcas feitos nas unidades prisionais do país.
Informações adicionais para a imprensa:
Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
(48) 3665-3009 / (48) 9 9938-9839
melina@secom.sc.gov.br
www.sc.gov.br