Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ministério da Saúde efetua...

Ministério da Saúde efetua Devolutiva da Rede de Atenção Psicossocial à Região de Saúde de Xanxerê e São Lourenço do Oeste

ministeriosaude 20140924 1191308413

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Planejamento e Gestão, realizou no dia 17 de setembro uma reunião, juntamente com o Ministério da Saúde, a qual foi apresentada a devolutiva da rede de atenção psicossocial do Estado de Santa Catarina. O evento aconteceu em Florianópolis.

Conforme o documento, efetuado após um estudo realizado pelas Gerências Regionais de Saúde e apresentado em relatório de avaliação técnica a respeito do Plano de Ação (PAR), da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Estado de Santa Catarina. Entre as regiões as quais a devolutiva foi realizada, está a região de saúde que atende a demanda das regionais de Xanxerê e São Lourenço do Oeste.

O documento prevê para a região de saúde três novos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) I, microrregionais que, conforme o Ministério da Saúde,  são serviços de atenção psicossocial com capacidade operacional para atendimento em municípios com população entre 20.000 e 70.000 habitantes. De acordo com o Ministério da Saúde, tais Centros terão como municípios sede São Domingos, Ponte Serrada e Campo Erê, para incentivar este último, o recurso financeiro já foi repassado.

Além disso, o documento prevê também a qualificação do CAPS I para CAPS II em São Lourenço do Oeste. Conforme a gerente regional de saúde, Maria da Graça Nomura, o CAPS II é um lugar de referência e tratamento para pessoas em sofrimento psíquico ou transtorno mental, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado integral. “O CAPS II realiza atendimento interdisciplinar e psicossocial, a pessoa vem encaminhada ao serviço e não a um profissional específico”, disse. Segundo ela, este CAPS deve atender aos sete municípios da microrregião. “O Ministério da Saúde ainda orienta que a região considere a implantação de um Serviço Residencial Terapêutico para acolhimento de pessoas moradoras dos hospitais psiquiátricos do Estado”, salientou Maria da Graça. 

Informações adicionais:
Samara Graciolli
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9177-9790