Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Milhos desenvolvidos pela Epagri...

Milhos desenvolvidos pela Epagri são destaque na 7ª Festa das Sementes Crioulas de Anchieta

Os três milhos Variedades de Polinização Aberta (VPA) desenvolvidos pela Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar da Epagri (Epagri/Cepaf) farão parte das tecnologias da Empresa a serem levadas para a 7ª Festa das Sementes Crioulas de Anchieta, realizada de 17 a 19 de março no município, juntamente com a 13º Expo Anchieta. No estande da Epagri os visitantes poderão saber mais sobre as características dos milhos SCS154 Fortuna, SCS155 Catarina e SCS156 Colorado, como também levar amostras para casa.

Esses milhos são mais rústicos, têm boa resistência à estiagem, boa produtividade e excelente relação custo-benefício. Felipe Bermudez, melhorista genético na Epagri/Cepaf, explica que a grande plasticidade genética é um dos segredos do bom desempenho a campo dos milhos VPA.

O pesquisador esclarece ainda que o milho VPA é diferente do transgênico e do híbrido. Ele é resultado de melhoramento genético em campo, sem alteração de genes em laboratório. “É um produto rústico, muito adequado à produção familiar, já que não exige grandes investimentos em tecnologia, como adubação e defensivos. O custo da semente também é bem mais acessível a pequenos agricultores, na comparação com híbridos e transgênicos”, contextualiza o Felipe.

Para o extensionista rural da Epagri em Anchieta, Jacir Francisco Strapazzon, o evento é uma grande oportunidade para a Epagri cumprir com seu papel de disseminar e melhorar da diversidade dos cultivos de milho no município, que ostenta os títulos de Capital Nacional da Produção de Sementes Crioulas, instituído pela Lei Federal nº 13.562/2017, e de Estadual do Milho Crioulo, concedido através da Lei Estadual nº 11.455/2000.

Tecnologias e oficinas técnicas

No estande a Epagri também terá distribuição de mudas de flores e de árvores nativas, demonstração para a criação de abelhas nativas, exposição do modelo de criação de terneiras preconizado pela Empresa e apresentação de maquete de silo secador de grãos, com recomendações para a construção e funcionamento. No local ainda terá monitores projetando vídeos técnicos da Epagri e divulgando dados da estação meteorológica de Anchieta.

A programação do evento conta com 15 oficinas, das quais duas serão ministradas pelos extensionistas rural e social da Epagri do município de Princesa: “Abelha sem ferrão”, por Leandro Hubner, e “PANCs e sua utilização na gastronomia saudável” , por Graziele Paula Dal Toé Schnorr. As oficinas são gratuitas e serão promovidas no sábado, 18, das 9h às 11h. Inscrições podem ser feitas aqui.

A 7ª Festa das Sementes Crioulas de Anchieta conta também com exposição de animais, shows culturais, gastronomia regional e desfile artístico-cultural. O evento é uma realização da prefeitura e da Câmara dos Vereadores, e recebe o apoio da Epagri, CDL, Acisa, Cooperanchieta, Sintrat e entidades locais.

Mais informações e entrevistas:
Jacir Francisco Strapazzon, extensionista rural da Epagri em Anchieta
Fone: (49) 3644-3360

Informações para a imprensa:
Gisele Dias, jornalista
(48) 3665-5147 / 99989-2992

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support