Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Católicos prestigiam missa de...

Católicos prestigiam missa de reinauguração da Igreja Nossa Senhora da Lapa no Ribeirão da Ilha

O governador em exercício Nelson Juliano Schaefer Martins participou nesta sexta-feira, 30, da reinauguração da Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Os recursos aplicados para essa obra foram de R$ 6,7 milhões do Funcultural e do Fundo Social, descentralizados para a Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis. O ato ocorreu após uma missa especial celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

>>> Confira a galeria de fotos

Durante seu discurso, o governador em exercício disse que recebeu duas tarefas importantes do governador Raimundo Colombo, que era inaugurar as igrejas, uma em São José e, outra, em Florianópolis, e ainda fez uma oração para todas as pessoas envolvidas na reforma do santuário. “É uma bela obra que nos emociona quando olhamos para o que foi feito aqui. Parabenizo os engenheiros e arquitetos por sua inteligência e os restauradores que colocaram as mãos em cada detalhe”, completou.

reinaugurada igreja do ribeirao 20140531 1369827922

A reforma atual contou com serviços de drenagem da área junto à construção, finalização do forro na área do coro, reforma da parte elétrica e a restauração do altar, das pinturas murais, fachadas e torres. A Casa do Divino anexo à igreja, também recebeu reforma. Os recursos aplicados foram divididos em três convênios, sendo R$ 5,08 milhões desde 2011.

Para o secretário regional da Grande Florianópolis, Clonny Capistrano, a reinauguração da Igreja do Ribeirão da Ilha é um ato de valorização das origens e da fé. “Essa igreja, que é um patrimônio cultural imaterial, abrange as expressões culturais e as tradições que os florianopolitanos preservam para que outras gerações possam conhecer um pouco mais da nossa história”, destacou Capistrano.

Construído em 1763 pelos senhores e seus escravos, o templo foi inaugurado em 1806. Em estilo açoriano, esta é a terceira igreja mais antiga da Ilha. Na sua construção, foram utilizados pedra, cal e óleo de baleia, material muito comum naquela época. Faz conjunto com o cemitério, aos fundos, e, ao lado, com o império do Divino Espírito Santo, uma referência à prática ainda existente de se comemorar a festa religiosa do Divino, de tradição açoriana.

Informações adicionais:
Rafael Vieira de Araujo
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 9116-8992

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support