Microrregional do Dança Catarina em Barra Velha classifica quatro escolas estaduais
A Fesporte e a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte realizaram nesta segunda-feira, 22, em Barra Velha, a microrregional do 15º Festival Escolar Dança Catarina. Quatro escolas estaduais da região foram classificadas para a fase regional. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba e reuniu 22 apresentações de instituições de ensino públicas e privadas de cinco municípios da região.
Na categoria Mirim, a Escola Estadual Doutor Tufi Dippe, de Joinville, venceu a modalidade Dança Livre com a coreografia “Os Selvagens”. São Francisco do Sul conquistou o segundo lugar, com a coreografia “Monster High”, apresentada pela Estadual Claurenice Vieira Caldeira.
A Escola Estadual David Pedro Espíndola, de Barra Velha, foi campeã na categoria Juvenil, na Dança de Salão. Na segunda posição da modalidade, ficou a Escola Estadual Claurenice Vieira Caldeira, que também ficou em primeiro lugar na categoria Aberta, na Dança de Salão.
Com a coreografia “Bumba-meu-boi”, a Escola Municipal Professora Laura Andrade, de Joinville, obteve a primeira colocação na categoria Infantil das Danças Populares e Folclóricas. A vice-campeã foi a Escola Estadual Professor João Martins Veras, de Joinville, apresentando a coreografia “Can Can”. “Folias Açorianas”, espetáculo da Escola Municipal Antonia Gasino de Freitas, de Barra Velha, ficou em terceiro lugar.
“Bandolins”, do colégio Claurenice Vieira Caldeira, ganhou o Juvenil, na Dança Livre. Na mesma modalidade, mas na categoria Aberta, a vencedora foi a escola Professor João Martins Veras, com a coreografia “Imaginação”. A segunda colocação foi ocupada pelo David Pedro Espíndola, com a coreografia “Os Campeões”. O colégio Francisquense, de São Francisco do Sul, apresentou “Frozen” e tirou o terceiro lugar.
A coreografia “The Jackson 5”, do Doutor Tufi Dippe, venceu a categoria Infantil da Dança Livre. “Vamos dançar’, da Escola Estadual Elvira Faria Passos, de São João do Itaperiú, foi a segunda colocada. A terceira posição foi ocupada pelo colégio Claurenice Vieira Caldeira, com “Emoções em Conflito”.
A disputa contou com a participação de estudantes com idade entre seis e 17 anos de unidades de ensino de Joinville, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Itapoá e Barra Velha.
Os grupos e duplas selecionados irão para a fase Regional Leste/Norte, nos dias 22 e 23 de outubro, em Ibirama. Serão apresentadas coreografias de unidades escolares de 65 cidades abrangidas pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Blumenau, Ibirama, Ituporanga, Rio do Sul, Taió e Timbó.
Entre as premiações por categoria, estão medalhas e troféus para os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar. Os vencedores de cada etapa regional devem se apresentar nos palcos abertos no Festival de Dança de Joinville de 2015. As disputas ocorrem também nas regiões Sul, Centro-Oeste e Oeste.
O evento tem por objetivo promover o intercambio esportivo, educacional e cultural entre os participantes, dar continuidade ao processo pedagógico da dança vivenciado nas escolas, desenvolver os princípios de integração e regionalismo, entre outros. A microrregional do Festival Escolar Dança Catarina teve o apoio da SDR de Joinville e da Prefeitura da Barra Velha.
Informações adicionais:
Glaene Vargas
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: glaene@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 9240-8064