Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Microcrédito catarinense ganha destaque...

Microcrédito catarinense ganha destaque em evento internacional

Foto: Arnaldo Saldanha

Há 24 anos o Badesc atua como principal repassador de recursos financeiros para as instituições de microcrédito de SC

A Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) tem papel histórico na criação do Microcrédito catarinense. O presidente Ari Rabaiolli apresentou a evolução do modelo operacional, desde 1999 até o momento, aos participantes do III Seminário Internacional de Microfinanças, realizado nesta quarta-feira, 22, em Brasília.

O evento, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED), teve como objetivo a discussão de boas práticas de países vizinhos e a criação de ambiente mais propício para microfinanças.

Segundo o Rabaiolli, em 1999 o Badesc idealizou o projeto para criação de Instituições de Microcrédito Produtivo e Orientado (IMPO’s ) em todas as regiões de Santa Catarina. Em um primeiro momento, além dos recursos financeiros, foram disponibilizados
espaço físico, pessoal, treinamento e material.

“Hoje essas instituições são autossustentáveis e atuam como repassadoras dos recursos Badesc aos empreendedores. Com o apoio delas, desde a criação do programa cerca de 1,3 milhão de operações foram realizadas e R$ 5 bilhões investidos na economia catarinense”, destaca o presidente do Badesc.

Dentro do Programa Microcrédito de Santa Catarina é operacionalizado o Programa Microcrédito Juro Zero, que apoia os Microempreendedores Individuais (MEIs). Desde a criação, em 2011, já foram realizadas cerca de 160 mil operações, com valor total contratado superior a R$ 561 milhões.

Atualmente 30 instituições de microcrédito são parceiras do Badesc e atendem todos os municípios de Santa Catarina.

A presidente da ABCRED, Isabel Baggio, disse que o Seminário mostrou que o microcrédito assistido tem grande poder transformador, gera oportunidades e desenvolvimento econômico e social, mas ainda precisa avançar. “É fundamental debatermos formas de ampliar a oferta desses recursos, o que passa por mudanças na legislação, capacitação permanente dos profissionais, criação de fundos garantidores e outras medidas que ajudem a criar um ambiente mais favorável para as organizações que atuam no setor”, completa.

Jaque Bassetto
Assessoria de Comunicação do Badesc
Contato: 48 3216.5013

Avatar
Escrito por:

ASCOM | BADESC

Assessoria de Comunicação da Agência de Fomento de Santa Catarina (BADESC) | Contato: jaquelineb@badesc.gov.br e (48) 3216-5013

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support