Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Udesc Oeste recebe inscrições para primeira turma
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), segue com inscrições abertas para o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, que será ministrado em Pinhalzinho a partir de 8 de agosto e oferecerá 15 vagas.
O curso, que terá duração de dois anos, foi aprovado em dezembro de 2015 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com o edital, as inscrições para a primeira turma do mestrado ficarão abertas até 4 de maio e poderão ser feitas na Secretaria de Ensino de Pós-Graduação da Udesc Oeste, na Rua Beloni Trombeta Zanin, 680E, Bairro Santo Antônio, Chapecó.
Poderão participar da seleção graduados em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Zootecnia, Farmácia, Agronomia e Tecnologia de Alimentos, além de áreas afins (nível superior).
As aulas serão ministradas no Prédio das Usinas, do Departamento de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, por 12 professores do setor, dois do Departamento de Zootecnia, de Chapecó, e dois do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Udesc em Lages.
O mestrado será coordenado pela professora Aniela Kempka, responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (49) 2049-9540.
Linhas de atuação
O mestrado terá duas linhas de pesquisa. Uma delas será Desenvolvimento e Otimização de Tecnologias, Produtos e Processos, com o objetivo de fazer o alimento produzido em processo industrial ter maior viabilidade financeira e valor agregado.
Essa linha também estudará os processos envolvidos na produção de diferentes classes de alimentos voltados à qualidade dos produtos finais. As disciplinas terão, como foco, as tecnologias de carnes, ovos e derivados, processos fermentativos, produtos lácteos, pós-collheita de frutas e hortaliças e engenharia bioquímica.
A segunda linha de atuação será Propriedades e Segurança dos Alimentos, que estudará as propriedades químicas, físicas, biológicas, nutricionais, funcionais e microbiológicas dos alimentos.
As disciplinas contemplarão estudos sobre detecção e análise de organismos geneticamente modificados, propriedades físicas e termofísicas dos alimentos e biologia molecular dos alimentos.
Objetivos
Entre os objetivos do curso, a professora Aniela cita tornar os departamentos envolvidos em centros de referência na região, com destaque em Ciência dos Alimentos, em tópicos como segurança alimentar, produção, desenvolvimento de tecnologias e otimização de produtos e processos.
Ela observou também que o profissional formado estará capacitado para exercer atividades de docência de nível superior, fortalecer o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica e prestar consultoria e trabalhos especializados em empresas e no setor público do Oeste de SC.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935