Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Menino de quatro anos...

Menino de quatro anos com doença grave na pele recebe alta após 60 dias de tratamento no Hospital Infantil em Florianópolis

Após dois meses internado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, paciente de quatro anos recebe alta e poderá voltar para casa no próximo final de semana. A criança chegou à unidade com quadro de desnutrição e foi diagnosticado com síndrome de Fournier, um tipo grave de infecção na pele. Em Santa Catarina, o Hospital Infantil é o único local em condições de receber pacientes com essa síndrome.

O menino teve complicações após uma cirurgia de apendicite realizada em outro município no mês de fevereiro. Chegou ao Hospital Infantil em estado grave, com 40% de pele comprometida pela infecção, onde foi atendido pela equipe da Unidade de Queimados. O médico Maurício Pereima explica que, primeiro, foi revertido o processo de desnutrição, para que o paciente tivesse condições de combater a infecção. “Só depois disso é que foram recuperadas as camadas da pele, utilizando recursos como pele artificial e curativos de pressão negativa”, afirmou Pereima.

A equipe que atendeu o garoto comemora a alta. Ele poderá voltar para casa no próximo final de semana. 

Gangrena de Fournier

A Síndrome, ou Gangrena de Fournier, é uma forma grave da erisipela, infecção na pele causada por bactérias frequentemente diagnosticada em pacientes debilitados. Erisipela é uma infecção que bem controlada evolui bem. Caso contrário, pode ter graves consequências.

Retratada pela primeira vez por Baurienne no ano de 1764, ganhou esse nome em homenagem ao médico francês Jean Alfred Fournier, que detalhou a síndrome em publicações no período entre 1863 e 1864.

Informações adicionais para a imprensa:
Jaqueline Richter
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
T
elefone: (48) 3221-2354