Memorial registra história do Presídio Feminino de Florianópolis
A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, recebeu na noite de quinta-feira, 16, um Memorial Histórico do Presídio Feminino de Florianópolis, em formato de livro impresso. O material registra o histórico da unidade prisional e as mudanças que foram implementadas nos últimos anos para aumentar a segurança e os processos de humanização e ressocialização pelo trabalho. Hoje, mais de 90% das apenadas trabalham em atividades na cozinha industrial, oficinas de bijuteria, confecção de roupas esportivas e adesivos pintados à mão.
“Santa Catarina é, realmente, um exemplo para todo o Brasil. Já alcançamos a maior média do país no número de reeducandos que exercem atividades laborais. Em 2011, quando assumimos a secretaria da Justiça, havia pouco mais de mil detentos trabalhando, cerca de 8% do total. Hoje, este número aumentou para mais de 9,3 mil, ou seja, 57%”, ressaltou a secretária Ada De Luca durante a homenagem, no Complexo da Agronômica.
No total, foram impressas quatro unidades do Memorial. Além da secretária Ada De Luca, recebem a homenagem e o livro o secretário-adjunto, Leandro Lima, o diretor do Deap (Departamento de Administração Prsional), Edemir Alexandre Camargo Neto, e o diretor da Penitenciária de Florianópolis, Gabriel Airton da Silveira.
De acordo com a gerente do Presídio Feminino de Florianópolis, Bianca Calil Petri, o material também será distribuído em CD. “Para segmentos e entidades envolvidas, entregamos um CD como uma forma de agradecimento e de registro do trabalho que estamos realizando para melhorar as condições gerais da unidade”, explicou.
Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br