Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Melhora no tempo permite...

Melhora no tempo permite retomada das obras de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz

Com a trégua da chuva, que vem atingindo o estado desde outubro, a empresa Quantum Engenharia, vencedora da licitação e responsável pela obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, reiniciou os serviços. Os trabalhos estão sendo feitos no período noturno, de segunda à sexta-feira, das 21h às 6h.

Importante reforçar que a obra necessita que a pista de rolamento da ponte seja totalmente bloqueada. Uma das passarelas também está interditada durante a execução dos serviços.

A outra passarela sempre fica aberta para pedestres e ciclistas. A previsão de conclusão é para o dia 5 de junho de 2024, mas depende das condições climáticas.

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, esteve na ponte nesta quinta-feira, 30, inspecionando o trabalho da empresa. Na ocasião, ele conversou com os trabalhadores sobre as dificuldades enfrentadas por conta do tempo chuvoso e dos fortes ventos.

O secretário também conferiu o procedimento de retirada de materiais e recebeu informações da fiscalização sobre o andamento do contrato e o cronograma.

Além da chuva, que afeta a maioria das obras, este contrato possui outro fator agravante: o vento.

O ponto mais alto da ponte Hercílio Luz, no topo de cada torre, está 75 metros acima do nível do mar.

A pista está a 25 metros acima do nível do mar, aproximadamente. Como o trabalho realizado é feito em altura, por rapel ou por equipamentos de elevação, o vento também se torna um fator crítico para a segurança dos trabalhadores.

Depois da retirada dos materiais, realização de medições e testes, a partir de janeiro de 2024 haverá a instalação de novas peças e de infraestrutura elétrica propriamente dita na Hercílio Luz.

A previsão é que em março já haja luminárias e projetores instalados em alguns trechos da ponte e em junho segundo o cronograma todos os equipamentos instalados e funcionando.

Repórter: Kenia Casagrande