Medidas emergenciais: Aldeia Toldo Chimbangue recebe casas modulares
Nesta semana iniciou a montagem de duas casas modulares das três que serão entregues na Aldeia Toldo Chimbangue, em Chapecó. Essa é uma das medidas emergenciais do acordo realizado na Justiça Federal entre o Governo do Estado, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal, para minimizar os impactos provocados na pavimentação da rodovia de acesso ao município de Paial, no trecho entre Chapecó/SC e a ponte sobre o rio Irani.
As casas modulares estão sendo montadas pela Secretaria de Estado da Defesa Civi. A previsão é que sejam finalizadas até a primeira quinzena de junho. O investimento é de R$ 52 mil por unidade, com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil. O secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Chapecó, Sérgio Galli, o gerente de Infraestrutura, Leonardo Colpani, e coordenador Regional da Defesa Civil, Clair Bazi, foram verificar o andamento das obras na quinta-feira,24.
Medidas emergenciais
A ADR Chapecó já realizou o Estudo de Componente Indígena e está elaborando o Plano Básico Ambiental (PBA), que trata sobre o detalhamento dos programas de compensação ambiental. O PBA está na Funai para aprovação. Segundo o secretário Executivo da ADR Chapecó, Sérgio Galli, o projeto para execução das medidas emergenciais foi concluído e está em etapa inicial o encaminhamento do processo licitatório para contratação da empresa que irá executar o projeto.
Casas modulares
Cada casa modular possui cerca de 42,81 metros quadrados e é dividida em sala, cozinha integrada, dois dormitórios, banheiro, além da área de serviço externa. A fundação das unidades é do modelo “radier”, uma laje de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da estrutura.
As paredes são feitas com painéis pré-moldados, autoportantes, confeccionadas de chapas metálicas com isolamento térmico e acústico. Para unir todas as partes, cabos de aço fixados na fundação encaixam os módulos. As portas e janelas são feitas de alumínio, PVC ou material similar compatível com o modelo construtivo. As telhas são feitas de chapas metálicas com isolamento térmico e acústico. A casa modular suporta ventos de até 180km/h, resiste ao granizo, possui material térmico e é anti-chama.
Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco