Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. MEC aprova projeto de...

MEC aprova projeto de extensão da Udesc Oeste sobre promoção da saúde em comunidades rurais

O Ministério da Educação (MEC) aprovou o projeto de extensão denominado Promoção da Saúde de Comunidades Rurais no Oeste de Santa Catarina, que será executado  em Chapecó por professores e acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

As ações, orçadas em R$ 149 mil com 10% de contrapartida da Udesc, serão desenvolvidas de março a novembro de 2014 em comunidades que praticam agricultura familiar dos municípios de Saudades, Cunha Porã e Palmitos.

O projeto, dividido em três ações, será coordenado pela professora Bernadette Erdtmann Kreutz e executado por nove professores e seis acadêmicos do curso de Enfermagem da Udesc Oeste.

A concentração de 40,7% da população da região Oeste – cerca de um milhão de habitantes – no meio rural foi uma das principais justificativas apresentadas pelo projeto para sua aprovação. Esse fato se caracteriza como “território importante para a inserção da Udesc na região por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão”.

Ações

A primeira etapa será desenvolvida em Palmitos: as ações envolvem serviços de enfermagem em doentes com limitações de mobilidade, curativos e trocas de sondas, orientações a famílias sobre ações de higiene e conforto do paciente e a doenças como diabetes, cardiopatias, doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc) e insuficiência renal crônica (IRC).

Objetivam ainda ajudar o cuidador familiar a cuidar também de si e organizar o ambiente para o conforto da família e da pessoa com necessidades de cuidado.

A segunda ação será concentrada no município de Saudades e visa promover o autocuidado ocupacional dos agricultores, com a realização de oficinas de educação em saúde com temas sobre intoxicações ocupacionais e ergonomia (adaptação do homem ao trabalho para evitar acidentes). 

Já a terceira etapa será desenvolvida em Palmitos e Cunha Porã e visa capacitar mulheres agricultoras para serem multiplicadoras de conhecimentos sobre as práticas e uso de técnicas adequadas quanto a plantio, armazenamento, preparo e uso de chás medicinais. Prevê também a realização de oficinas sobre nome popular e científico da planta, forma de plantio e de colheita.

Como integrante dessa etapa, o projeto busca ainda promover debates sobre os benefícios para a saúde e os efeitos colaterais dos chás medicinais e a interação com alimentos e outros medicamentos. E também discutir a organização do horto medicinal comunitário com enfoque na produção orgânica e livre de produtos agroquímicos.

Estímulo

A diretora de Extensão da Udesc Oeste, Bernadette Ertdtmann Kreutz, acredita que a execução desse projeto vai estimular os acadêmicos do curso de Enfermagem a desenvolver pesquisa sobre família e saúde das comunidades rurais como trabalho de conclusão do curso.

Leia mais:
8/7/2013 – Udesc obtém quase R$ 1 milhão em edital de extensão do Ministério da Educação

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support