MEC aprova projeto de extensão da Udesc Oeste sobre promoção da saúde em comunidades rurais
O Ministério da Educação (MEC) aprovou o projeto de extensão denominado Promoção da Saúde de Comunidades Rurais no Oeste de Santa Catarina, que será executado em Chapecó por professores e acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
As ações, orçadas em R$ 149 mil com 10% de contrapartida da Udesc, serão desenvolvidas de março a novembro de 2014 em comunidades que praticam agricultura familiar dos municípios de Saudades, Cunha Porã e Palmitos.
O projeto, dividido em três ações, será coordenado pela professora Bernadette Erdtmann Kreutz e executado por nove professores e seis acadêmicos do curso de Enfermagem da Udesc Oeste.
A concentração de 40,7% da população da região Oeste – cerca de um milhão de habitantes – no meio rural foi uma das principais justificativas apresentadas pelo projeto para sua aprovação. Esse fato se caracteriza como “território importante para a inserção da Udesc na região por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão”.
Ações
A primeira etapa será desenvolvida em Palmitos: as ações envolvem serviços de enfermagem em doentes com limitações de mobilidade, curativos e trocas de sondas, orientações a famílias sobre ações de higiene e conforto do paciente e a doenças como diabetes, cardiopatias, doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc) e insuficiência renal crônica (IRC).
Objetivam ainda ajudar o cuidador familiar a cuidar também de si e organizar o ambiente para o conforto da família e da pessoa com necessidades de cuidado.
A segunda ação será concentrada no município de Saudades e visa promover o autocuidado ocupacional dos agricultores, com a realização de oficinas de educação em saúde com temas sobre intoxicações ocupacionais e ergonomia (adaptação do homem ao trabalho para evitar acidentes).
Já a terceira etapa será desenvolvida em Palmitos e Cunha Porã e visa capacitar mulheres agricultoras para serem multiplicadoras de conhecimentos sobre as práticas e uso de técnicas adequadas quanto a plantio, armazenamento, preparo e uso de chás medicinais. Prevê também a realização de oficinas sobre nome popular e científico da planta, forma de plantio e de colheita.
Como integrante dessa etapa, o projeto busca ainda promover debates sobre os benefícios para a saúde e os efeitos colaterais dos chás medicinais e a interação com alimentos e outros medicamentos. E também discutir a organização do horto medicinal comunitário com enfoque na produção orgânica e livre de produtos agroquímicos.
Estímulo
A diretora de Extensão da Udesc Oeste, Bernadette Ertdtmann Kreutz, acredita que a execução desse projeto vai estimular os acadêmicos do curso de Enfermagem a desenvolver pesquisa sobre família e saúde das comunidades rurais como trabalho de conclusão do curso.
Leia mais:
8/7/2013 – Udesc obtém quase R$ 1 milhão em edital de extensão do Ministério da Educação
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143