Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Mau tempo prejudicou sistema...

Mau tempo prejudicou sistema elétrico em Santa Catarina

A Celesc Distribuição informa que as condições climáticas dessa sexta-feira e sábado, dias 14 e 15, tiveram como consequência um número elevado de ocorrências no sistema elétrico de média e baixa tensão. Além de chuvas intensas, foram registradas rajadas de vento acima de 80 km/h, em especial no Litoral Sul, Litoral Norte, Planalto Sul e Grande Florianópolis. Os temporais ocasionaram o lançamento de árvores, galhos, objetos metálicos, entre outros, sobre a rede elétrica, além de postes quebrados e avarias em transformadores.

Os maiores acúmulos de chuva ocorreram no Sul do Estado, com pontos de alagamentos em Sombrio, Passo de Torres, Criciúma, Araranguá e Içara. Na Serra, também houve registros significativos de chuva com descargas elétricas e ventos. No Vale do Itajaí, as ocorrências na região começaram a surgir ainda na quinta-feira, 13, por volta das 20h30, sendo 80% causadas por raios.

No sábado, apesar da redução do volume de chuva, os ventos fortes, com rajadas entre 50 a 70 km/h, persistiram no Litoral, provocando, mais uma vez, lançamento de objetos sobre a rede.

Durante a tarde do dia 14, em função do número de ocorrências, foram registrados picos de até 50.000 unidades consumidoras sem energia elétrica. A Celesc concentrou esforços, e as equipes de emergência trabalharam constantemente para normalizar o atendimento elétrico.

No entanto, devido ao número de ocorrências, cerca de três vezes superior ao índice normal, foram registrados casos nos quais o reestabelecimento da energia elétrica foi realizado em um tempo acima do normal. Para estes casos, a Empresa é solidária com a situação de desconforto vivida pelos consumidores e conta com a compreensão dos clientes, por ter se tratado de uma condição atípica.

Com relação ao Call Center, em função do número atípico de ocorrências e de chamados, foi registrado um congestionamento no sistema, o que dificultou o contato entre os consumidores e a Empresa. Como comparativo, em dias típicos, o nosso Call Center atende cerca de seis mil chamadas (comerciais e de emergência). No dia 14, foram registradas cerca de 19 mil ligações e, no dia 15, 11 mil.

A Celesc enfatiza que tem à disposição de seus consumidores um canal de comunicação alternativo, no qual o cliente pode encaminhar à Empresa um aviso de que está sem energia elétrica por mensagem de texto, via celular. Para tanto, basta enviar um SMS para o número 48196, com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora. A Celesc imediatamente registra a solicitação, identifica o cliente e gera um protocolo de atendimento.

Por fim, informamos que, em função dos esforços concentrados pelas equipes de emergência, o sistema elétrico encontra-se normalizado desde sábado, por volta das 18h. 

Centrais Elétricas de Santa Catarina
Ana Carolina Dall’Agnol
anacda@celesc.com.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support