Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Mau tempo causa estragos...

Mau tempo causa estragos em municípios de Santa Catarina

O mau tempo causou estragos em Santa Catarina, na quinta-feira, 19. Chuva e vendaval foram registrados deixando danos em alguns municípios.  

Em Chapecó, uma casa caiu com a força do vento e quatro pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital Regional do Oeste. Duas mulheres, de 36 e 83 anos, tiveram escoriações e estão em observação. Um homem de 49 anos, que teve fratura no braço esquerdo, lesão na região frontal e lacerações, passou por procedimento cirúrgico e segue internado. O caso mais grave foi de um menino de 11 anos que teve escoriações, fratura no nariz e na clavícula, escalpo parcial e lesão no fêmur esquerdo. Seu quadro é estável.  

Planalto Alegre registrou inúmeros destelhamentos, queda de árvores e edificações danificadas. Em Caxambu do Sul, além da chuva, ocorreu vendaval no bairro Engenho Velho, deixando casas destelhadas. A Defesa Civil Municipal está entregando lonas e fazendo levantamento dos prejuízos. Jaraguá do Sul, Guaramirim e Schroeder, Barra Velha e Sao João do Itaperiu também registraram danos com os ventos fortes.


Planalto Alegre. Fotos: Luiz Fernando Cechetti/SDR Chapecó

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

Maiores rajadas de vento registradas entre as 9h e 21h de quinta-feira

Campo Belo do Sul: 104 km/h
José Boiteux: 78 km/h
Curitibanos: 76 km/h
Xanxerê: 74 km/h
Rio Negrinho: 72 km/h
Lontras: 72 km/h
Dionísio Cerqueira: 70 km/h

Chapecó
4 bairros atingidos
4 residências totalmente destruídas
6 residências parcialmente destruídas
20 residências destelhadas
4 vitimas

Planalto Alegre, Linha Karoba
3 aviários destruídos
6 aviários parcialmente destruído
5 residências destelhadas

Relatório parcial Treze Tílias

O hospital foi bastante atingido. Cerca de 10 casas (levantamento prévio) em torno do hospital tiveram o telhado parcialmente destruído. O centro de eventos e uma lanchonete no Centro também tiveram o telhado danificado. Algumas árvores caídas em vias já foram removidas.

O município também sofreu danos em propriedades e galpões na área rural.

Previsão do tempo para hoje:

Nesta sexta-feira, a previsão é de muitas nuvens com chuva em forma de pancadas isoladas e com descarga elétrica entre a madrugada e início da manhã em todas as regiões, melhorando rapidamente a partir da tarde. A temperatura estará em declínio. Vento sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como banheiros das residências. Também é aconselhável fechar janelas e portas e não manusear equipamentos elétricos ou telefones devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas de residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Leia também:

>>> Ventanias causam desligamento na rede da Celesc

Informações adicionais para a imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009
E-mail:defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br

Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support