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Matrículas para nova proposta de ensino médio em Joinville começam no dia 1 de fevereiro

Jovens que quiserem cursar o primeiro ano do ensino médio, em uma nova proposta de educação em tempo integral, poderão fazer suas matrículas a partir deste dia 1º até o dia 6 de fevereiro. O novo modelo será ofertado para um grupo de 16 escolas de Santa Catarina, três delas em Joinville: EEB Annes Gualberto, EEB Senador Rodrigo Lobo e EEB Presidente Médici.

O ensino médio em tempo integral é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (SED), Instituto Ayrton Senna e Instituto Natura. Além da ampliação do tempo de aulas, o diferencial será ampliar as oportunidades de formação dos jovens. Serão oferecidas disciplinas com intuito de desenvolver valores e competências essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional, como colaboração e responsabilidade.

Entenda a proposta: Educação Integral para o Ensino Médio

Integração das disciplinas

As disciplinas tradicionais não são trabalhadas de modo separado, elas são organizadas em quatro áreas de conhecimento. Com isso, os estudantes aprendem de maneira mais significativa e concreta, articulando teoria e prática. Há horários para cada aula, mas as diferentes matérias são aprendidas de modo articulado.

Educadores inspiradores

Gestores e professores são preparados no aprimoramento de suas práticas pedagógicas e de gestão para que somem esforços no aprendizado dos alunos. Isso se consegue com um bom clima escolar e com aulas coesas, estruturadas, intencionais, compromissadas, colaborativas e desafiadoras. Todos trabalham para promover o protagonismo dos estudantes e desenvolver os aprendizados e competências para o século 21.

Núcleo de projetos

O currículo inclui também um núcleo com novas disciplinas em que os alunos trabalham em projetos voltados a: planejar seu futuro, melhorar a realidade em que vivem, pesquisar e estudar. Nesses projetos, eles aprendem a trabalhar em equipe, usar o conhecimento para resolver problemas e concretizar seus sonhos.

Estudantes protagonistas

Nessa escola, os jovens são solução. São reconhecidos como agentes de transformação que podem assumir um papel de corresponsabilidade pelo próprio desenvolvimento, de seus colegas e suas realidades. Para tanto, são convidados a ser, conviver, agir e aprender em colaboração com os adultos.

Competências para o século 21

O desenvolvimento de competências socioemocionais envolve aprender a lidar com as próprias motivações e emoções; interagir com os outros; ter objetivos e persistir em alcançá-los; lidar com incertezas, diferenças e novidades; tomar decisões responsáveis. Essas competências são um poderoso canal para melhorar a qualidade da educação e diminuir as desigualdades dentro do sistema educativo.

Matriz de competências para o século 21

A proposta de educação integral está orientada por um conjunto de competências que articulam  aprendizagens cognitivas. Essa matriz é a referência de todas as práticas de ensino e atividades que ocorrem no dia a dia das escolas. Dessa forma, as ações têm sempre um guia para realizar uma intenção comum: a formação para autonomia dos estudantes, ou seja, sua capacidade de fazer escolhas bem fundamentadas para realização de seus projetos de vida. 

Confira a relação de cidades que receberão a proposta:

*Joinville
EEB Eng. Annes Gualberto
EEB Senador Rodrigo Lobo
EEB Presidente Médici

*Jaraguá do Sul
EEB Prof. Heleodoro Borges

*Chapecó
EEB Coronel Ernesto Bertaso

*Florianópolis
EEB Dom Jaime de Barros Câmara

*Itajaí
EEM Elfrida Cristiano da Silva

*Palhoça
EEB Governador Ivo Silveira

*Santo Amaro da Imperatriz 
EEB Nereu Ramos

*Capinzal
EEB Mater Dolorum

*Canoinhas
EEB Almirante Barroso

*Itapiranga
EEB São Vicente

*Cocal do Sul
EEB Prof. Padre Schuler

*Urussanga
EEB Caetano Bez Batti

*Cordilheira Alta
EEB Cordilheira Alta

*Guatambu
EEB Leonor Lopes Gonzaga

{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text}{/article}