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Matrículas do curso técnico em dança iniciam na próxima semana em Joinville


Foto arquivo: Divulgação/São Paulo Cia de Dança

A secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm, confirmou nesta quinta-feira, 25, o início das matrículas do primeiro curso técnico em dança oferecido pela rede estadual de ensino na maior cidade do Norte do Estado. As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 29 de janeiro ao dia 9 de fevereiro na Escola de Educação Básica Professor Germano Timm, no Centro.

Para a secretária da ADR, a grade curricular vai preparar o aluno para atuar e executar a dança como bailarino, diretor ou assistente. “Ele vai obter conhecimentos dos diferentes gêneros e estilos de dança além do estudo acerca dos espaços cênicos e expressões”. Em dezembro do ano passado ocorreu à defesa para criação do curso junto Conselho Estadual de Educação (CEE).

“Vamos conseguir ofertar mais vagas, teremos uma turma no período da tarde com 30 alunos e à noite temos capacidade de receber entre 90 a 120 e isso depende da demanda da comunidade. Também é importante ressaltar que vencida a etapa do curso técnico em dança, continuamos buscando internamente, no Governo do Estado, uma forma de concretizar a formação de nível superior nesta modalidade para Joinville”, comenta Simone Schramm.

Poderão se inscrever nas vagas alunos de escolas públicas ou privadas, mas que tenham concluído o ensino médio ou que estejam cursando o segundo ou terceiro ano. A nova modalidade terá duração de um ano com total de 800 horas aula. As aulas iniciam no dia 15 de fevereiro conforme calendário da rede estadual de ensino das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h.

“O curso é uma novidade na rede estadual de ensino e vem sendo aguardado por muitos jovens, inclusive há uma lista de espera e essa formação profissional se dá concomitante para alunos do ensino médio ou egressos”, destaca a gerente da Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville, Lorena Rothbarth. Os interessados devem procurar a EEB Professor Germano Timm, na rua Orestes Guimarães, 406, no Centro, em Joinville.

A chamada pública dos professores será realizada no dia 8 de fevereiro, às 18 horas, no Centro de Educação Profissional Dario Geraldo Salles (Cedup), no bairro Itaum. “Profissionais com habilitação específica em dança e com experiência comprovada terão mais oportunidade porque vai contar a prova de títulos”, explica Maria Teresinha Serafim, supervisora de Desenvolvimento Humano da Gered. A contratação dos educadores está baseada na matriz curricular e na ementa do curso.

Documentos para matrícula:
– certidão de nascimento ou identidade;
– CPF para ensino médio (opcional para ensino fundamental);
– histórico escolar para novos alunos a partir do 2º ano do ensino fundamental;
– atestado de frequência para casos de transferência;
– cartão de vacina ou declaração;
– comprovante de residência;
– foto 3×4 opcional.

*Matriz curricular do curso técnico em dança

Módulo Curricular

Unidade Curricular (Disciplina)

CH

Módulo I

Anatomia e Cinesiologia

32

Criação, Direção, Produção e Montagem de Espetáculo e Evento

48

Cultura e Movimento

32

Dança Clássica e Moderna

64

Danças Brasileiras e Folclore

48

Estudos Experimentais Criativos da Dança

32

História da Dança

32

Interpretação Cênica

32

Música

32

Processo de Criação do Movimento

48

 Carga Horária do Módulo I – 400

Módulo Curricular

Unidade Curricular (Disciplina)

CH

Módulo II

Arte e Ludicidade no Processo Pedagógico

48

Criação, Direção, Produção e Montagem de Espetáculo e Evento

32

Dança Contemporânea, Étnicas, Arte e Cultura

64

Dança e Diversidade

48

Danças Brasileiras e Folclore

32

Direção de Palco e Contrarregra

32

Estudos Experimentais Criativos da Dança

32

Interpretação Cênica

32

Maquiagem, Figurino e Adereços

32

Prática de Montagem de Texto e Música

48

Carga Horária do Módulo II – 400

Carga horária total do Curso – 800h

*Ementas

Anatomia e Cinesiologia – Proporcionar ao aluno o conhecimento e a experiência prática na análise do movimento e das atividades motoras, assim como, no estudo da biomecânica e anatomofisiologia, relacionada ao movimento normal do corpo. Estudos de conhecimentos básicos sobre mecânica, análise cinética e cinemática corporais na sua relação específica com a prática de dança. Análise do movimento das articulações do corpo humano, as funções das suas estruturas musculoesqueléticas, grau de mobilidade e possibilidades em dança com vistas à prevenção de lesões.

Criação, direção, produção e montagem de espetáculo e evento – Montagem de espetáculo circense abrangendo a integralidade do processo artístico. Etapas de criação do espetáculo. Elementos da produção (roteiro, direção artística, coreografia, elementos cênicos e trilha sonora). Direção e Contrarregra. Informações do show/eventos, pré-produção, cronogramas, eventos, palco e cenografia, logística do evento, montagem e desmontagem. Condução do evento. Ordem das apresentações do evento. Passagem do som e luz. Planilha das informações importantes. Função de contrarregra de controle dos atores de dança e outros das cenas, acompanhamento do espetáculo e a responsabilidade pelos diversos cenários e suas mudanças. Organização dos móveis e sua disposição na cena. Controle e indicação do início e fim do evento. Manutenção dos móveis e equipamentos do evento. Conhecimentos sobre segurança, montagem e desmontagem de aparelhos e equipamentos de circo; manutenção, armazenagem e planejamento da preparação do espetáculo circense. Bases técnico-científicas: equilíbrio de forças, ângulos de tração, ações dinâmicas, forças absorventes em quedas.

Cultura e movimento – Estudo dos métodos de análise do movimento. Visão geral dos aspectos cinesiológicos fundamentais e que deverão ser usados de forma coerente na avaliação e/ou proposta de solução para problemas específicos na prática de dança. Estudo dos movimentos dos membros superiores. Desenvolvimento de conceitos morfológicos e fisiológicos fundamentais dos sistemas orgânicos do homem. Os aspectos relacionados ao aparelho locomotor e sistema nervoso serão enfatizados devido à especificidade da dança, como requisito do movimento. Fundamentos técnicos a partir de elementos da dança clássica, moderna e contemporânea. Improvisação. Noções e conceitos de composição em dança. História da dança: tradição, modernidade e pós-modernidade. Fundamentos técnicos a partir de elementos da dança clássica, moderna e contemporânea. A pesquisa e criação em dança. Dança: a teatralidade e as abordagens do corpo.

Dança clássica e moderna – Introdução e Conceito de Dança Clássica e introdução à dinâmica e a harmonia dos conceitos básicos de técnica clássica, abordando questões relativas a formas de ensino e a função de seus exercícios. Fundamentos teórico-práticos da dança moderna. Conhecimentos das técnicas e sistemas. Estudo dos principais teóricos da dança moderna. Técnicas de dança moderna. Compreensão das técnicas de dança moderna como recurso de preparação técnica e investigativa para a Dança. Metodologias de ensino das diferentes propostas técnicas. Organização lógica e função dos exercícios. Estabelecimento de relações entre os conteúdos específicos das diferentes propostas técnicas com a história, com outras experiências corporais, com o ensino da dança e com a cena. Observação de aulas.

 Danças brasileiras e folclore – Pesquisa e prática das manifestações populares, folclóricas e espetaculares. Introdução Etnologia. Iniciação e investigação ao estudo da mecânica e aprendizados gestual e corporal das manifestações folclóricas. Manifestações das espetacularidades das regiões brasileiras com o etnocentrismo. Pesquisas e investigações do estudo da mecânica e análise do movimento gestual brasileiro na perspectiva do Sistema Laban de Movimento (LMA). Montagem cênica coreográfica para dança folclórica 

Estudos experimentais criativos da dança – Estudos experimentais de figurinos alternativos para os diversos tipos de danças, clássica, modernas, contemporâneas, étnicas, populares, etc. Pesquisa de materiais expressivos e técnicas construtivas. Relação forma/função. Planificação de formas humanas. O figurino como elemento cênico.

História da dança – Estudo sobre a evolução da dança através do tempo, abordando diversos períodos da história e relacionando a dança com outras manifestações culturais daqueles períodos bem como aspectos sociais, políticos e econômicos. Técnica de dança, coreografia, história da dança ou artes corporais.

Interpretação cênica – A ação física. Objetivos e subtexto. Leitura ativa do texto dramático. Exercícios a partir de cenas. A composição da personagem. Ação física. Leitura ativa do texto dramático. Exercício com cenas. Técnicas interpretativas baseadas no distanciamento. Construção física da personagem. Texto físico. Construção de partituras de ação. Precisão. Equilíbrio. Oposição. Modos contemporâneos na construção da personagem.

Música – Relação entre dança e música, dentro do universo de concepções da composição coreográfica em relação às estruturas musicais. Análises em diversos focos de coreografias com recursos de vídeo e práticas de observação.

Processo de criação do movimento – Laboratório de experimentação cênica, propondo estudos específicos do trabalho do ator, na relação com diversos processos de criação da cena contemporânea, numa aproximação fronteiriça da dança com outras linguagens artísticas. Vivência de estratégias de improvisação com base em noções como dança criativa, dança livre, dança expressiva, dança espontânea e jogos corporais. Estudo dos diferentes segmentos do aparelho locomotor a partir de ações fundamentais. Desenvolvimento das habilidades técnico-interpretativas, promovendo uma consciência espacial e corporal e um aperfeiçoamento na variedade dinâmica e na expressão artística. Compreensão incorporada do movimento em seus elementos estruturais, desenvolvendo as habilidades de execução, articulação verbal e conceitual e observação. Segue uma abordagem baseada nas teorias de Rudolf Laban e outros estudiosos do movimento e de outras áreas do conhecimento. Elemento estrutural corpo. Elementos: estrutural espacial, estrutural dinâmica, estrutural relações, estrutural ações da dança.

Arte e ludicidade no processo pedagógico – Estudo e reflexão teórico-crítica sobre a dança, o jogo, o brinquedo e a brincadeira e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional nas escolas como discussão sobre o papel da dança e ludicidade na prática educativa. Vivência e análise da dança e brincadeiras na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, nos espaços de recuperação de saúde, nos eventos familiares e nos eventos sociais.

Dança contemporânea, étnicas, arte e cultura – Introdução ao ensino dos elementos básicos de Dança Contemporânea. Elementos de Dança Contemporânea. Elementos de dança contemporânea. Criação e produção de vídeo-dança. Exercício de consciência corporal na relação com o chão; o movimento coletivo e a musicalidade física; estudo do movimento. Elaboração de frases coreográficas; improvisação e criação do movimento pessoal. Estudo teórico-prático dos aspectos étnicos e culturais na Dança. A etnocenologia e a análise dos corpos em diferentes expressões da Dança. A dança como expressão da identidade étnica dos povos. Iniciação ao estudo das danças brasileiras por meio dos seus vocabulários e movimentos. Investigação e análise das manifestações tradicionais e populares que conferem sentido às principais danças do Brasil. Estudo, experimentação e análise de mecanismos corpóreos, com ênfase nos fatores de movimentos expressivos: reconhecimento de fluência e peso e refinamento da utilização de tempo, espaço. Ampliação do repertório pessoal corpóreo-vocal em sua expressão cênica e seu diálogo com o ritmo externo

Dança e diversidade – As atividades correspondem à vivência pelo aluno de atividades de caráter científico, cultural e acadêmico como seminários, exposições, participação em eventos científicos, estudos de casos, visitas, ações de caráter científico, técnico, cultural, artístico e comunitário, produções coletivas, relatórios de pesquisa dentre outras. A dança como atividade profissional: Atividade infantil, atividade psicomotora juvenil, atividade lúdica, Educação Especial, terceira idade como reconstrução da memória do idoso e o ressignificado de seu papel na sociedade e superação da marginalidade social do idoso. Paradigmas de saúde e determinantes sociais da saúde. Modelos de Sistemas de Saúde e formulação de políticas sociais: escolhas ético-políticas das sociedades.

Direção de palco e contrarregra – Informações do show/eventos, pré-produção, cronogramas, eventos, palco e cenografia, logística do evento, montagem e desmontagem. Condução do evento. Ordem das apresentações do evento. Passagem do som e luz. Planilha das informações importantes. Função de contrarregra de controle dos atores de dança e outros das cenas, acompanhamento do espetáculo e a responsabilidade pelos diversos cenários e suas mudanças. Organização dos móveis e sua disposição na cena. Controle e indicação do início e fim do evento. Manutenção do móveis e equipamentos do evento.

Maquiagem, figurino e adereços – A História da Maquiagem. Estudo e técnicas da elaboração da maquiagem. A maquiagem de efeito. A maquiagem como parte da composição do espetáculo. Maquiagem como instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética e linguagem de expressão dos atores. O maquiador junto com toda a produção do espetáculo acompanhando como concepção do figurino. A maquiagem com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem. O maquiador como responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes. O figurino como um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino como compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela. O figurinista como responsável pelas roupas, adereços e acessórios utilizados na dança.

Prática de montagem de texto e música – Diversidade e Discurso: aplicação dos conteúdos abordados no curso em uma montagem de um texto dramático. Realizar montagem onde se privilegie o trabalho de atuação e a aplicação prática dos conteúdos abordados nas disciplinas anteriores de interpretação, movimento e voz. Desenvolve a organização de movimentos isolados ou conjunto de movimentos em estruturas maiores voltadas para a criação de coreografias. Oficina de Música e Movimento com estudo dos parâmetros musicais no corpo. Treinamento auditivo, leitura. Princípios da rítmica, apreciação musical, oficinas de criação/improvisação aplicadas ao ensino da dança. Oficina de Rítmica Corporal com estudo do ritmo por meio de deslocamentos no espaço e movimentos corporais. Princípios da rítmica corporal. Coordenação temporal, coordenação espacial e rítmica por meio de exercícios práticos. Atividades que incluam a participação dos alunos em eventos dos seguintes tipos: congressos, seminários, colóquios, simpósios, encontros, festival, palestra, exposição e cursos de outra duração. Introdução à encenação.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville