Maternidade de Joinville promove ações para estimular amamentação
Em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Maternidade Darcy Vargas (MDV), em Joinville, desenvolve atividades para estimular a amamentação e elevar as doações para seu Banco de Leite. “Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável” é o tema da campanha deste ano. O leito materno é acessível a todas as camadas sociais, promove o desenvolvimento infantil e não tem nenhum impacto negativo sobre o meio ambiente.
“Além de estimular a saúde das mães e dos recém-nascidos, a amamentação é um exemplo de sustentabilidade e igualdade entre as mulheres”, pondera a médica coordenadora do Banco de Leite da MDV, Maria Beatriz do Nascimento. De acordo com a neonatologista, os componentes do leite materno são responsáveis pela diminuição de doenças infecciosas, alérgicas e inflamatórias. “Amamentar protege contra câncer de mama e nas crianças previne a doença celíaca e a diabetes”, explica Maria Beatriz.
O Banco de Leite, referência estadual para Santa Catarina, criado em 1980, é reconhecido nacionalmente e certificado pelo Ministério da Saúde. No ano passado foram realizados 28.719 atendimentos, 1.071 visitas domiciliares a 741 doadoras que beneficiaram 673 recém-nascidos. O setor possui serviço de coleta, processamento e distribuição de leite humano. Uma equipe de profissionais vai até a casa das mães para recolher o material.
Semana Mundial do Aleitamento Materno
De 1 a 7 de agosto, busca reforçar as metas estabelecidas para o desenvolvimento sustentável de áreas com importância para a humanidade e para o planeta. Reduzir os índices de pobreza, promover mais segurança alimentar e uma vida saudável estão entre os objetivos. E o leito materno é à base de todos eles porque precisa ser inserido na primeira infância.
{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text} {readmore}{/article}