Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Maternidade Darcy Vargas terá...

Maternidade Darcy Vargas terá coleta de sangue do cordão umbilical

A partir de outubro, a Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, será a primeira maternidade pública, fora da Grande Florianópolis, a ter coleta de sangue pelo cordão umbilical. Enfermeiras da instituição estão se preparando para coletar sangue do cordão umbilical e da placenta. O sangue coletado ficará disponível para a população no Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Florianópolis.

Atualmente, apenas a Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, e o Hospital Regional de São José realizam a coleta de sangue do cordão umbilical. Por isso, as enfermeiras da maternidade Darcy Vargas estão sendo capacitadas em coleta de sangue com controle de qualidade e segurança no Regional, como primeira etapa do treinamento.

A segunda fase será no Hemosc de Joinville, de 17 a 19 de setembro, com a realização de entrevistas com as gestantes. “Para doar sangue ao banco público, a gestante deve ser considerada de baixo risco, ou seja, não pode ter patologia prévia e ter feito no mínimo duas consultas de pré-natal”, destaca a gerente de enfermagem da Darcy Vargas, Lis Elena Westphal.      

O Banco Público de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Hemosc existe desde 2009 e já ajudou muitos pacientes que precisaram de transplante de medula óssea e não tinham um doador familiar. “A médio e a longo prazo, todos os catarinenses terão acesso ao sangue do cordão umbilical, de forma gratuita, não precisando pagar como acontece nos bancos privados”, destaca Denise Linhares Gerent, diretora do Hemosc.

Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail:  anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 9113-6065

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support