Maternidade Darcy Vargas recebe do Ministério da Saúde título de referência estadual para o Método Canguru
A Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, recebeu do Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 12, o título de referência estadual para o Método Canguru, que consiste em aquecer o bebê prematuro por meio do contato direto com a pele da mãe ou do pai. A unidade utiliza o procedimento desde o ano 2000. A Darcy Vargas e outras seis maternidades da região também foram reconhecidas com o certificado de excelência na categoria Ouro, emitido pela Rede Brasileira do Programa Ibero-americano em Bancos de Leite Humano. “É uma dupla conquista, resultado do esforço e dedicação de todos os funcionários da Darcy Vargas”, explicou o diretor da MDV, Fernando Marques Pereira.
Foto: Glaene Vargas/SDR Joinville
>>> Mais imagens na galeria de fotos
Segundo a coordenadora do Banco de Leite da Darcy Vargas, Maria Beatriz do Nascimento, a utilização da posição canguru desde a primeira semana de vida do prematuro reduz significativamente a mortalidade neonatal. “E na ausência do leite da mãe, o leite humano ordenhado e pasteurizado em bancos de leite é o alimento ideal para o neonato prematuro”, garantiu a pediatra neonatal. Em Santa Catarina, existem 12 bancos de leite e três postos de coleta. Neste ano, sete deles cumpriram os requisitos elaborados pela Rede Brasileira do Programa Ibero-americano em Bancos de Leite Humano.
O Método Canguru e os bancos de leite fazem parte da Rede Cegonha e estão inseridos na estratégia nacional para a diminuição da mortalidade neonatal. De acordo com dados divulgados em 2012 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Método Canguru reduziu em 50% a morte neonatal em bebês estáveis com menos de dois quilos, quando iniciado na primeira semana de vida, comparado com os cuidados em incubadora. Foram apontados ainda outros benefícios, como 40% de redução da mortalidade após a alta, redução em 60% do risco de infecções, de 80% para hipotermia, aumento da taxa de amamentação e melhoria no vínculo entre mãe e bebê, garantindo um desenvolvimento saudável.
Também participaram da cerimônia a consultora Nacional do Ministério da Saúde para o Método Canguru, Zaira Aparecida Custódio, a consultora do Ministério da Saúde para a área da Criança e Aleitamento Materno em Santa Catarina, Evanguelia Kotzias, a gerente de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde, Lizete Contim, a secretária regional Simone Schramm e o gerente regional da Saúde, Henrique Deckman.
Bancos de Leite Humano com certificação Ouro em SC: Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas (Joinville); Banco de Leite Humano Alimente uma Vida, Maternidade Dona Catarina Kuss (Mafra); Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (Itajaí); Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Jaraguá (Jaraguá do Sul); Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão); Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis) e Banco de Leite Humano Senhor Klaus Schumacher do Hospital Rio Negrinho (Rio Negrinho).
Informações adicionais:
Glaene Vargas
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: glaene@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 9240-8064