Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Maternidade Darcy Vargas participa...

Maternidade Darcy Vargas participa de estudo que avalia a eficácia da imunização em gestantes

Foto: Arquivo / Secom

A Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, é um dos 60 centros de pesquisa que participam de um trabalho conduzido em 18 países ao redor do mundo, sobre a eficácia da imunização em gestantes. O estudo concluiu que a vacina RSVpreF administrada em grávidas se mostrou eficaz contra a doença grave do trato respiratório associada ao Vírus Sincicial Respiratório (RSV) em bebês até 6 meses de vida. A conclusão foi publicada no dia 5 de abril em artigo no The New England Journal, considerado o principal periódico científico de medicina.

A equipe de pesquisadores da MDV é formada por 4 obstetras, 3 pediatras e grupo de apoio com 3 enfermeiros, 2 farmacêuticos e 1 assistente, coordenados pelo médico Tiago Neves Veras. O estudo clínico inclui 37 gestantes atendidas na maternidade que foram vacinadas e serão acompanhadas juntamente com seus bebês por até 2 anos de idade.

O estudo preliminar terá continuidade e agora será avaliado o desfecho clínico até os 24 meses de vida. Ao total, a pesquisa envolve aproximadamente 7.400 gestantes. As participantes são mulheres saudáveis, com 49 anos de idade ou menos e gravidez única entre 24 a 36, sem complicações.

O Vírus Sincicial Respiratório (RSV) é um dos principais agentes virais causadores de infecções graves do trato respiratório em lactentes e crianças. Trata-se de um vírus comum que é facilmente transmitido e pode causar doença respiratória em qualquer idade, no entanto pode evoluir com particular gravidade nas crianças.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support