Maternidade Darcy Vargas completa 77 anos nesta terça-feira
Foto: Divulgação Ascom/SES/SC
Na cidade de Joinville, uma instituição se destaca há mais de sete décadas no acolhimento das vidas que chegam ao mundo. Nesta terça-feira, 16, a Maternidade Darcy Vargas (MDV) completa 77 anos de dedicação à comunidade do norte catarinense. Uma programação especial ao longo da semana para colaboradores, pacientes e voluntários irá marcar a comemoração da data.
Fundada em 16 de abril de 1947, a Darcy Vargas, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), viu-se enfeitada por memórias, histórias de amor e um legado que ultrapassa gerações. A unidade é referência Estadual no Atendimento Especializado da Tríade: mãe-filho-família, em Gestação de Alto Risco e em UTI Neonatal.
Neste período, a MDV testemunhou o nascimento de milhares de crianças. “Realizamos cerca de 500 partos ao mês. A filosofia de atendimento humanizado prestado pela maternidade envolve desde o acolhimento à família, até os cuidados com o recém-nascido. Somos referência no atendimento à gestação de alto risco e atendemos a todo o Planalto Norte e Nordeste de Santa Catarina. Com uma equipe dedicada e apaixonada, oferecemos um ambiente onde o cuidado vai além do protocolo, onde o respeito e a compaixão são os pilares do nosso atendimento. Na Maternidade Darcy Vargas, a tradição de cuidar se renova a cada nova vida que chega, porque a nossa missão é cuidar do nascer com amor”, explica a diretora Sheila Fernandes.
Mas sua importância ultrapassa os números. A instituição ergueu-se como pioneira, inaugurando o primeiro banco de leite materno do estado e tornando-se uma referência em maternidade de alto risco para 26 municípios do Norte do estado. Certificados pelo Ministério da Saúde, o Banco de Leite Humano é o Centro de Referência para o Estado de Santa Catarina, bem como a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido – Método Canguru.
O atendimento humanizado prestado já concedeu à Maternidade alguns títulos: Hospital Amigo da Criança, concedido pela UNICEF; Maternidade Segura, atribuído pelo Ministério da Saúde; reconhecida como Centro de Referência Docente-Assistencial da Saúde da Mulher; recebeu o 4ª Prêmio Professor Galba de Araújo, também concedido pelo MS pela atenção humanizada ao parto e ao nascimento; o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher -, instituído pela Câmara de Deputados Federais, sendo a maternidade escolhida na região Sul; a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, maior distinção da Prefeitura de Joinville, aos profissionais que atuam na área da saúde, pela demonstração de comprometimento e resiliência no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
A maternidade também possui a Casa Gestante Bebê e Puérpera que, desde março de 2021, recebe as mães de bebês internados na unidade neonatal para fortalecer assim o vínculo mãe-bebê, tão importante durante este período.
Comemorando a vida
No começo da semana, um café especial para os servidores marcou o início da programação de aniversário. Nesta terça, a apresentação da Banda da 62º Batalhão de Infantaria de Joinville traz notas de harmonia à celebração. A cãoterapeuta Laila participará das festividades trazendo uma dose extra de afeto e ternura, enquanto os pequeninos recém-chegados serão agraciados com mimos ao longo da semana.
Para encerrar as celebrações, na sexta-feira, o Coral Infantil Adventista encherá os corações de melodias doces e esperançosas, ecoando pelos corredores um lembrete de que cada nascimento é um hino à vida.