Maternidade Darcy Vargas começa a utilizar sistema de classificação de risco a partir de segunda-feira
A Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, inicia na próxima segunda-feira, 24, o sistema de classificação de risco, conhecido como Protocolo Manchester. O procedimento irá categorizar a gravidade do estado da paciente e priorizar o atendimento para casos mais urgentes. A mudança atende às recomendações do Ministério da Saúde, por meio da Rede Cegonha. O programa tem por objetivo estruturar e organizar a assistência à mãe e ao bebê nas unidades de saúde, durante e depois da gestação.
Para o diretor da maternidade, Fernando Marques Pereira, a alteração irá otimizar o trabalho dos profissionais do setor de emergência. “Além de oferecer mais celeridade nos atendimentos prioritários, a triagem poderá encaminhar situações não urgentes para unidades básicas de saúde”, explica. Ainda de acordo com Marques, a população está acostumada com o método, pois a Darcy Vargas era o único hospital público de Joinville que não utiliza o protocolo.
Segundo Vera Lúcia Freitas, enfermeira responsável pela implantação do projeto, a unidade vem se preparando para a introdução do sistema há alguns anos, com a capacitação de funcionários. “Quem recebe e classifica as pacientes é um enfermeiro treinado pelo Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco-Manchester”, esclarece.
As pacientes serão identificadas por fitas de cinco cores: azul (não urgente), verde (pouco urgente), amarelo (urgente), laranja (muito urgente) e vermelho (emergência absoluta).
>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download
Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 9113-6065