Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Maternidade Darcy Vargas começa...

Maternidade Darcy Vargas começa a utilizar sistema de classificação de risco a partir de segunda-feira

A Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, inicia na próxima segunda-feira, 24, o sistema de classificação de risco, conhecido como Protocolo Manchester. O procedimento irá categorizar a gravidade do estado da paciente e priorizar o atendimento para casos mais urgentes. A mudança atende às recomendações do Ministério da Saúde, por meio da Rede Cegonha. O programa tem por objetivo estruturar e organizar a assistência à mãe e ao bebê nas unidades de saúde, durante e depois da gestação.

Para o diretor da maternidade, Fernando Marques Pereira, a alteração irá otimizar o trabalho dos profissionais do setor de emergência. “Além de oferecer mais celeridade nos atendimentos prioritários, a triagem poderá encaminhar situações não urgentes para unidades básicas de saúde”, explica. Ainda de acordo com Marques, a população está acostumada com o método, pois a Darcy Vargas era o único hospital público de Joinville que não utiliza o protocolo.

Segundo Vera Lúcia Freitas, enfermeira responsável pela implantação do projeto, a unidade vem se preparando para a introdução do sistema há alguns anos, com a capacitação de funcionários. “Quem recebe e classifica as pacientes é um enfermeiro treinado pelo Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco-Manchester”, esclarece.

As pacientes serão identificadas por fitas de cinco cores: azul (não urgente), verde (pouco urgente), amarelo (urgente), laranja (muito urgente) e vermelho (emergência absoluta).

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail:  anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 9113-6065

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support