Maternidade Darcy Vargas celebra 68 anos e poderá receber melhorias
Na Maternidade Darcy Vargas nascem 500 crianças a cada mês, sendo 63% dos partos normais e 37% de cesáreas. A unidade de saúde é referência em partos humanizados e normais e celebrou 68 anos nesta quarta, 16. Desde 1947 atende gestantes de Joinville e região.
A secretária de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, Simone Schramm, visitou o hospital acompanhada do diretor Fernando Marques Pereira; gerente técnico Valdir Lampa; Liz Elena Westphal, gerente de enfermagem; e Henrique Deckmann, gerente da 23ª regional de saúde. Durante a visita foi tratada da necessidade de reforma do telhado e salas de recuperação utilizadas depois das cesáreas. “Temos duas salas e pretendemos ampliar para seis”, disse o diretor.
O projeto de melhorias no telhado já foi feito pela SDR e está orçado em R$ 2 milhões. “Estamos tentando buscar recursos junto ao Pacto Santa Catarina porque a cobertura é prioridade”, disse Simone. Entre os avanços, foi implantado cartório para registros dos nascidos dentro da MDV.
Além dos partos normais e das cesáreas, a unidade também realiza nascimentos naturais. “É um método pouco utilizado porque não pode ter nenhuma interferência, mas aos poucos as mães estão se sensibilizando”, conta Liz Elena. Outra referência é o Banco de Leite, usado para amamentar bebês da UTI neonatal.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / (47) 9240-8064
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjoinville