Municípios que pertencem à SDR Araranguá iniciam imunização contra a gripe
A Gerência de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá (SDR) encaminhou esta semana as doses das vacinas contra a Influenza (Gripe) para os 15 municípios da região, para que na segunda-feira, dia 4, todos iniciem a Campanha de Vacinação.
Segundo a Gerente de Saúde, Patricia Gomes Jones Paladini, foram encaminhadas para os municípios 40% das doses, sendo que o restante será distribuído na semana do ‘Dia D’, que está marcado para dia 9 de maio, um sábado.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população alvo para a vacinação.
A meta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina é imunizar 80% dos 1.590.852 catarinenses que integram a população-alvo da campanha. No Extremo-Sul a meta é imunizar 47.220 pessoas. “No ano passado atingimos a meta estipulada pelo estado, mas ainda percebemos que algumas pessoas inseridas nos grupos de risco acabam não fazendo a imunização, como as gestantes”, explica a gerente de Saúde.
Patricia salienta a importância das gestantes procurarem uma unidade de saúde. “A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B, por isso é necessário que a gestantes se vacinem, pois beneficia também o seu neném”, argumenta.
Grupos prioritários
A imunização é destinada para um grupo prioritário que está incluso: idosos com 60 anos ou mais; Crianças de 6 meses até menores de 5 anos; Gestantes; Puérperas até 45 dias após o parto; Trabalhador de saúde; Todas as pessoas relacionadas ao sistema prisional e portadores de doenças crônicas.
Transmissão e Cuidados
A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Entre os cuidados simples para prevenir a gripe, está a lavagem das mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Informações adicionais para a imprensa:
Carla Costa
Assessoria de Comunicação
22ª SDR/ Governo de SC
Contato: (48) 3529-0053
Site: www.aru.sdr.sc.gov.br