Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Maruim foi pauta de...

Maruim foi pauta de reunião entre Epagri e Regional de Jaraguá do Sul

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, esteve reunido na tarde desta quarta-feira, 24, com o gerente regional da Epagri/Joinville, Onévio Antônio Zabot, para falar sobre a pesquisa de erradicação do mosquito pólvora (maruim), desenvolvida pela Fundação 25 de Julho, de Joinville, e custeada pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI).

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, recebeu em 2015 o presidente da AMVALI, na época Rovâni Delmonego, e o secretário Floriani com a solicitação de R$ 348 mil para a continuidade dos estudos.

Em função deste pedido o secretário Sopelsa solicitou que a Epagri e Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul avaliassem o encaminhamento da pesquisa e a viabilidade dos recursos. A infestação do maruim é muito elevada no meio rural e tem atingido as regiões urbanizadas. “Vamos solicitar ao secretário Sopelsa o apoio para continuidade da pesquisa, haja vista que é um problema grave e que já se tornou uma questão de saúde pública”, falou Floriani.

Para que o Estado possa ser parceiro deste estudo, será discutida ainda a possibilidade de alterar a pesquisa para que a Fapesc – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, possa fazer o acompanhamento e o repasse de recursos.

O estudo iniciado pela Amvali por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) hoje é conduzido pela Fundação 25 de Julho, de Joinville, com apoio dos municípios do Vale do Itapocu.

Como controlar o maruim

Por enquanto não existem bioinseticidas oficialmente registrados para o combate do maruim. Para amenizar os ataques as pessoas podem adotar medidas preventivas, como:

– Utilização de óleos à base de citronela, cravo e folhas de nem aplicados no ambiente.

– Utilização de telas de proteção tipo voal nas portas e janelas das casas e escolas.

– Eliminação de matéria orgânica nas imediações das propriedades.

Como contribuir para diminuir a infestação do maruim

– Evitar o acúmulo de matéria orgânica como madeiras apodrecidas, cascas de árvores, esterco e lama.

– Cobrir com plástico touceiras de bananeiras e de árvores cortadas que acumulam água.

– Manter limpos quintais e terrenos baldios.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjaraguadosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support