Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Maré alta causa alagamentos...

Maré alta causa alagamentos em Florianópolis

Desde o início desta semana, os alagamentos foram frequentes na região da Grande Florianópolis e em outras cidades do Litoral de Santa Catarina. Esses alagamentos ocorrem, principalmente, devido ao efeito da maré astronômica de sizígia somada a variáveis meteorológicas.

As marés astronômicas de sizígia ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta). Fatores atmosféricos, como ventos do quadrante sul, provocam o empilhamento da água na costa. Ondas altas também atuam acentuando os alagamentos. A soma desses fatores foi a responsável pelos alagamentos ocorridos nos últimos dias.

Alguns transtornos que os alagamentos provocam são a lentidão do trânsito e o risco de acidentes. Para ilustrar esse fato, técnicos da Epagri/Ciram se deslocaram para a Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, na manhã de quarta-feira, 24, e fizeram fotos. Os carros circulavam em meia pista, potencializando o risco de acidentes. 

A água na pista foi resultante da última subida da maré astronômica que ocorreu na madrugada da quarta-feira (03h21min). O valor previsto de maré astronômica era de 1m10cm, segundo tábua de maré da DHN. Porém o marégrafo da Epagri registrou para esse horário 1m61cm. A diferença de 50cm pode ser atribuída ao efeito meteorológico.

Nesta quinta-feira, a maré estará mais elevada às 16h23min, com chance de pequenos alagamentos.

 

Informações adicionais:
Defesa Civil
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
F
one: (48) 3244-0600

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support