Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Marcenaria da Colônia Agroindustrial...

Marcenaria da Colônia Agroindustrial de Palhoça é 100% sustentável e custo zero ao Estado

A marcenaria da Colônia Agroindustrial de Palhoça, uma unidade prisional que abriga detentos do regime semiaberto da Grande Florianópolis, foi fundada em 2010 com o objetivo de aproveitar materiais descartados por empresas que operam dentro da unidade prisional, por meio de termos de cooperação para atividades laborais.

Atualmente, os detentos aprendem com os mais experientes e a marcenaria já está cadastrada no Projeto de Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes (PROCAP) do Governo Federal. Isso significa que está apta a receber recursos, equipamentos, capacitação e certificação profissional pelo SENAI.

A marcenaria opera com base em parcerias e doações de insumos, sem custos adicionais ao Estado. Prefeituras, escolas, hospitais e outras entidades públicas colaboram fornecendo os materiais necessários para a produção dos itens e a marcenaria entra com a mão de obra e a capacitação dos internos.  

Lá, é produzida uma variedade de materiais, como portas, janelas, esquadrias, sofás, estantes, objetos de decoração e até mesmo móveis e mosquiteiros destinados a hospitais e escolas parceiras, como explica o idealizador e coordenador da marcenaria, Raphael Teodoro Hubert:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support