Marcada audiência pública para a concessão do Transporte Aquaviário na Grande Florianópolis
Está marcada para o dia 12 de dezembro, às 10h, no Teatro Pedro Ivo, na Capital, a audiência pública para apresentar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Transporte Público Aquaviário de Passageiros na Grande Florianópolis.
Ela é uma das últimas etapas antes de lançar a licitação do serviço.
O estudo apontou viabilidade para duas rotas, com tarifas de, no máximo, R$ 6,50: uma de Barreiros ao Centro de Florianópolis e outra da Beira-Mar de São José ao Centro da Capital.
A secretária adjunta da Fazenda (SEF), Michele Roncalio, dá mais detalhes sobre o projeto:
SONORA
Para a maior parte dos passageiros, o tempo da viagem será reduzido em relação ao trajeto realizado por terra. Estão previstas travessias diárias de 15 em 15 minutos, entre as 5h e a meia-noite, em barcas com capacidade para 140 passageiros.
A empresa que vencer a licitação deverá construir três terminais de passageiros, com estrutura moderna, píer flutuante, rampa de embarque, espaços comerciais, praça de alimentação, estacionamentos e integração com o modal rodoviário.
Em Florianópolis, por exemplo, a estação aquaviária ficará ao lado do CentroSul e contará com acesso ao TICEN por meio de passarela. Em contrapartida, o Estado aportará R$ 259 milhões ao longo de quatro anos.