Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Maratona estadual marca 10...

Maratona estadual marca 10 anos do projeto SC Games em Santa Catarina

 Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O projeto Novos Talentos/SC Games, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), comemorou 10 anos de atuação em grande estilo. Alunos participaram da primeira edição da SC Criativa Weekend SC, em parceria com o Senac, que reuniu cerca de 100 crianças e adolescentes do estado em uma intensa maratona de games com mais de 20 horas de duração.

Simultaneamente, nas cidades participantes, equipes criaram jogos digitais inéditos com base em temáticas que envolveram a economia criativa local. O evento reuniu participantes de 9 a 15 anos, nas cidades de Palhoça, Criciúma, Blumenau e Chapecó.

Secretário da SDE, Lucas Esmeraldino ressaltou a importância da economia criativa para Santa Catarina e para os jovens: “Temos como missão assegurar a continuidade da competitividade do nosso Estado e, para isto, a SDE estimula ações que visem o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. O mercado de games segue crescendo e oferece um mundo de oportunidades. O SC Games cumpre um papel importante em formar e encaminhar jovens para este setor”.

O projeto Novos Talentos/SC Games, desde 2009, já formou mais de 1.670 alunos, principalmente, crianças e adolescentes provenientes de escolas públicas da Grande Florianópolis, abrindo o leque de oportunidades no concorrido mercado de games, entretenimento digital e cinema de animação.

A Game Jam – reunião de desenvolvedores com objetivo de criar um jogo em curto intervalo de tempo – ocorreu nas faculdades Senac com o desafio de desenvolver um jogo segundo a temática da economia criativa local: moda, em Criciúma; gastronomia, em Blumenau; tecnologia, em Chapecó; e patrimônio cultural e histórico, em Palhoça. As equipes tiveram o auxílio de mentores especializados para auxiliar no processo de criação.

Para a coordenadora do SC Games, Márcia Battistella, a interação com crianças que nunca tiveram contato com o mundo dos games foi fundamental. “Os nossos alunos já têm esta expertise de realizar Game Jam. Foi uma grande troca, onde nossos alunos puderam mostrar como é possível produzir um game”, relata a coordenadora, que também teve a oportunidade de mostrar o trabalho realizado na Grande Florianópolis.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDE, Sandro Yuri Pinheiro, ressaltou que o evento cumpriu o papel de estimular crianças e jovens a vislumbrar a tecnologia como uma área rica e em constante crescimento. “A inovação é nossa maior obra na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. O Governo do Estado está desenvolvendo uma rede de Centros de Inovação, um ecossistema para estimular e conectar todos os atores, como academia, setor produtivo e governos. E o SC Games vem na formação destas crianças”, avalia. 

“Tudo o que nós planejamentos como metodologia foi alcançado, tendo em vista que a maior parte dos participantes nunca tinha desenvolvido um jogo antes. O trabalho desempenhado pelos mentores, tanto os convocados pelo SC Games como pelo Senac, contribuiu de forma direta com este balanço positivo. Atingimos também o objetivo de trabalhar a economia criativa aliada ao desenvolvimento de jogos digitais”, analisa Luis Fernando Albalustro, coordenador do programa Senac Criativo.

Game Jam: equipes vencedoras

Depois de um final de semana inteiro de pesquisas, conhecimento e torcida dos pais, os vencedores da SC Criativa Weekend foram conhecidos no domingo, 25. Todos os participantes das equipes ganhadoras levaram para casa um tablet.

Em Criciúma, a moda foi o principal mote para o desenvolvimento dos games: o jogo da equipe vencedora, composta por Gabriela Gregório, João Carlos Pais, Miguel Cardoso, Nicholas Fabre e Paulo Bratti Machado, foi elaborado com base no reaproveitamento e reutilização de materiais nas criações.

Na cidade de Chapecó, os vencedores Heitor Franz, Leonardo Andrade, Bruno do Prado, Mateus Melo Tomé e Fabiano Sordi usaram a criatividade para transformar preceitos de biotecnologia em um jogo dinâmico e high tech.

Em Palhoça, o grupo Pokefilhos, formado por Arthur Leite, Gabriel Schmitz, João Henrique, João Pedro e Lucas Arnoni, levou o patrimônio histórico e cultural da Grande Florianópolis para as telas do computador, mostrando no jogo a invasão espanhola à ilha de Anhatomirim em 1777.

Já em Blumenau, a equipe Awareness, de João Murilo Kienen, Lucas Leite, Mariana Nowazick e Symon Sonntag, levou para casa o prêmio máximo, com um jogo que aliou a gastronomia ao bom condicionamento e aproveitamento de alimentos.

Setor de games

Segundo dados do Sebrae, atualmente, Santa Catarina é o quarto estado brasileiro com mais empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamificação. Pesquisas divulgadas pela Newzoo, empresa especialista em análises no mercado do setor, revelaram que o Brasil representa hoje o 13º maior mercado de games no mundo, gerando uma receita anual de US$ 1,6 bilhão.

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br