Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. Mapeamento registra 73 iniciativas...

Mapeamento registra 73 iniciativas de governo aberto no Executivo estadual

Crédito foto: Gabriela Constantino/CGE

Um mapeamento realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) registrou 73 iniciativas de governo aberto nos órgãos e entidades do Executivo estadual. São programas, projetos e ações que promovem a transparência, a participação social, a inovação e o accountability com o objetivo de aproximar o governo da sociedade.  

“O mapeamento comprovou que há várias ações correndo em paralelo ao Plano de Governo Aberto, o que referenda a adesão do Estado de Santa Catarina, em 2021, à organização internacional Open Government Partnership, a OGP”, afirma o Controlador-Geral Márcio Cassol. “Com esta radiografia, queremos fortalecer as boas práticas e impulsionar a agenda de governo aberto, conceito que vem ganhando cada vez mais espaço na gestão pública”.

O levantamento foi feito em 2022 via formulário eletrônico enviado aos 57 órgãos e entidades que formavam o Executivo estadual na ocasião. Ao final, foram registradas 73 iniciativas de 21 áreas. Entre elas, 43 são programas (ações contínuas, sem prazo para finalizar), 11 projetos (iniciativas com começo, meio e fim) e 12 ações (ações pontuais que não têm prazo ou periodicidade definida).

A pesquisa também mostrou que 44% (32) das iniciativas estão relacionadas ao cumprimento de exigências legais, como ouvidorias (Lei nº 13.460/2017) e portais da transparência (Lei Complementar 131/2009). Para Carolina Kichller, gerente de Promoção do Controle Social da CGE, o dado mostra que o arcabouço legislativo fortalece a concepção e implementação de estratégias de governo aberto.  

Outro ponto importante revelado no mapeamento é o uso de ferramentas de tecnologia e inovação como um aliado da agenda de governo aberto na administração estadual: 63% das iniciativas (46), envolvem o uso de tecnologia, incluindo sites, aplicativos e informatização de serviços. 

O mapeamento também indicou que 61% (45) das ações são coordenadas de forma colaborativa entre órgãos e entidades, o que é fundamental para promover a cultura de abertura. “Políticas de governo aberto são transversais por natureza”, aponta Kichller. Porém, há poucas iniciativas em parceria com a sociedade civil (11), 15% do total mapeado. 

“É o aspecto mais desafiador. Há necessidade de adoção de estratégias pela administração pública para revertê-lo”, afirma a gerente. 

Acesse o mapeamento para conhecer as 73 iniciativas de governo aberto. 

Informações:

Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: ascom@cge.sc.gov.br
Fone: (48) 99128-1980 
Site: www.cge.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support