Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mapeamento das áreas de...

Mapeamento das áreas de risco segue na região de São Miguel do Oeste


Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

As áreas de risco dos municípios de Bandeirante, Barra Bonita, Paraíso e Guaraciaba seguem sendo mapeadas. A previsão é que até quarta-feira, 24, o serviço seja concluído pela equipe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) nestas cidades. A ação é da Secretaria de Estado da Defesa Civil por meio de um convênio com a companhia.

A Coordenadoria Regional da Defesa Civil de São Miguel do Oeste fiscaliza o trabalho que também é realizado, por uma segunda equipe do CRPM, nos municípios de Belmonte, Descanso, Iporã do Oeste, Santa Helena, São João do Oeste e Tunápolis. Em fevereiro, cidades como Dionísio Cerqueira, Princesa, Guarujá do Sul e São José do Cedro vão receber os profissionais que são acompanhados nas vistorias pelos coordenadores municipais da Defesa Civil e bombeiros militares.

O valor investido para o serviço em todo o estado é de R$ 4,7 milhões e a atividade deve durar 18 meses. O material produzido pelos profissionais resultará no mapeamento completo, tanto para setorização de risco quanto para a suscetibilidade a movimento de massa e inundação. “Todos os municípios receberão o serviço que vai contribuir na prevenção e também na resposta, em caso de crise. Os planos diretores terão um estudo que dá uma base para suas diretrizes”, afirma o coordenador Regional da Defesa Civil de São Miguel do Oeste, Daniel Caron.

Utilidade na prevenção

Os produtos servem como base para o município planejar o crescimento de forma preventiva e diminuir os riscos de desastres naturais. Pode ser usado para realizar um plano de redução de risco; área prioritária do município; local recomendado para investir numa obra de infraestrutura de redução de risco; fundamental para os planos diretores municipais.

Utilidade na resposta

Com relação à resposta, o mapeamento é direcionado onde já existe risco. Ele dá suporte para elaborar o plano de contingência municipal mais seguro e também auxilia para a emissão de alertas. 

Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / 98837-7422 / 98801-4797
sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support