Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Manutenção do equilíbrio das...

Manutenção do equilíbrio das contas é o desafio para 2017, afirma Colombo em reunião do colegiado


Fotos: James Tavares / Secom

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira promoveram na manhã desta quarta-feira, 2, em Florianópolis, reunião com o colegiado pleno do governo para tratar de medidas que buscam a manutenção do equilíbrio das contas públicas neste ano. “Há um esforço muito grande dentro do governo para continuarmos produzindo ações que permitam o equilíbrio fiscal e a manutenção de todos os serviços. Agora precisamos organizar bem estes próximos cinco meses para fechar bem o ano, com absoluto equilíbrio, o que exige a colaboração de todos”, afirmou Colombo.

Participaram do encontro, realizado da Casa d’Agronômica, os secretários de Estado, diretores de empresas e autarquias do governo e os secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). “O primeiro semestre foi muito difícil, muito duro, a arrecadação não está crescendo e as despesas são muito maiores, por isso tem que haver esse equilíbrio, esse cuidado. E é exatamente isso que estamos fazendo, cortando despesas. Esse trabalho tem que ser de toda a equipe”, acrescentou o governador.

>>> Mais imagens na galeria

Entre medidas recentes, Colombo citou a sanção da extinção de três empresas do governo estadual: a Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab) e a Corretora de Seguros e Administradora de Bens Móveis e Imóveis (Bescor). As três perderam suas atribuições ao longo dos anos e se tornaram deficitárias, o que motivou a decisão do governo. “Tudo isso é para fazer economia e não aumentar impostos, postura que mantém a competitividade de Santa Catarina para atrair novas empresas e promover o crescimento das que já estão aqui”, explicou.

Ao fazer um balanço do ano até agora, Colombo destacou conquistas como o bom andamento das obras do governo e o pagamento em dia dos contratos e da folha de pessoal, inclusive com a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos servidores. “Temos alguns desafios especiais, como na saúde e no sistema prisional, onde a gente tem que aportar um recurso maior. Mas estamos avançando. Tenho certeza de que o momento mais difícil já passou, estamos vencendo as dificuldades e o segundo semestre será melhor”, ressaltou.

Ao final do encontro, o governador reforçou a importância da colaboração e do esforço de toda a equipe de governo para manutenção do equilíbrio conquistado até agora. “Eu gostei muito do ambiente da reunião, do espírito de colaboração, o desafio é forte, mas nós temos capacidade de superar”, avaliou.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support