Manejo de dejetos da bovinocultura é tema de reunião da Epagri de Maracajá com agricultores
A propriedade do agricultor Bento Manoel Machado, na comunidade de Espigão Grande, em Maracajá, sediou nesta quinta-feira, 20, uma reunião sobre manejo de dejetos da bovinocultura leiteira, na qual o escritório local da Epagri reuniu agricultores do município.
Na oportunidade, o engenheiro agrônomo da Epagri de Maracajá, Ricardo Martins, falou sobre a importância da coleta e tratamento dos dejetos de bovinos e sua posterior utilização nas áreas de pastagens e lavoura. Segundo ele, para a utilização correta e segura do dejeto em solos agrícolas é necessário que o material sofra um processo de fermentação, que nas condições de clima quente varia de 60 a 100 dias.
“Para isso, o esterco oriundo do estábulo deve ser depositado em tanques escavados, chamados de esterqueiras, com dimensões apropriadas e geomembrana de PVC para impermeabilização do sistema”, explicou. O engenheiro agrônomo cita que após o processo de fermentação, o esterco pode ser depositado nas lavouras via sistema de irrigação ou com utilização de máquina de distribuidor de esterco líquido.
Na reunião, os agricultores foram informados ainda sobre a importância de se respeitar as legislações ambientais para construção do sistema de esterqueira e, principalmente, foram alertados sobre a correta aplicação do dejeto, evitando áreas de nascentes, matas ciliares e corpos hídricos.
A reunião contou com apoio do técnico agrícola Robison Daniel (empresa Plantar Maq), que apresentou os principais tipos de materiais utilizados para revestimento de esterqueira e seus custos de implantação.
Informações e entrevistas:
Eng. Agrônomo, Ricardo S. Martins
Epagri Maracajá
Tel: (48) 3529-0118
ricardomartins@epagri.sc.gov.br
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua