Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Mamãe SC: Maternidade Dona...

Mamãe SC: Maternidade Dona Catarina Kuss oferece atendimento humanizado à gestante e ao recém-nascido

Foto: Divulgação / SES

Após 86 dias de internação, em meio a tratamento, batalhas e vitórias, a mamãe Carla Cristiane, com sua filha Yasmin, receberam a tão desejada alta da Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra. Os pais e os profissionais de saúde eram só alegria neste momento tão especial. Referência em atendimento obstétrico e de Alto Risco para o Planalto Norte catarinense pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade presta atendimento humanizado à gestante e ao recém-nascido, além do apoio à amamentação.

Carla Cristiane foi internada na maternidade no dia 24 de fevereiro. Cinco dias depois, com 27 semanas de gestação, a pequena Yasmin nasceu pesando apenas 900g. Foram 55 dias na UTI Neonatal, 24 dias na Unidade de Cuidados Intermediários e mais sete dias na Unidade Canguru. Durante este período foram estabelecidos vínculos entre a família e as equipes.

“O desenvolvimento dela foi muito bom em todo esse tempo. Os profissionais são maravilhosos, se não fossem eles, eu não estaria com essa força. Todos me ajudaram, desde o pessoal da limpeza até o atendimento médico, fiz muitas amizades. Fiquei também no alojamento das mães, o Quarto Rosa. Foi tudo ótimo e hoje eu e a Yasmin estamos voltando pra casa”, comemora Carla. Após a alta, foi realizado um corredor de despedida, com muitos aplausos e emoção de todos.

Para que as mães e seus filhos possam receber esse atendimento integral, a Maternidade Catarina Kuss promove atividades que garantem o Cuidado Amigo da Mulher, os 10 passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e a permanência dos pais ou responsáveis, 24 horas por dia, com seus bebês que estão internados nas Unidades Neonatais.

Atendimento integral à gestante e ao recém-nascido

Antes do parto, a maternidade oferece uma visita guiada para apresentar a estrutura para as gestantes. Mensalmente são promovidos os Encontros com Gestantes e Acompanhantes tratando temas como Trabalho de Parto, Amamentação, Cuidados com o bebê, Alimentação Saudável e Doação de Leite Humano, discutidos em forma de roda de conversa. Além disso, são desenvolvidas várias ações complementares, como as terapias integrativas, com escalda pés, relaxamento e momentos de reflexão.

Após o parto, as mães que acompanham seus bebês na UTI Neonatal recebem cuidados especiais da equipe multiprofissional. “Com intuito de acolhê-las neste momento frágil e delicado que é a espera pela recuperação de um filho, incentivamos a permanência na instituição e a entrada livre junto ao bebê dos pais, proporcionando a colostroterapia nos primeiros dias de vida, o vínculo familiar e a amamentação”, explica o diretor da Maternidade, Jeferson Lopes.

Outra atividade importante, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Mafra, são capacitações para os pais sobre como agir em caso de engasgo dos recém nascidos, realizadas duas vezes por semana.

A maternidade também desenvolve o projeto Alto Responsável. É um documento enviado para a Atenção Primária do município de origem de todas as pacientes. Nele é informado ao município os dados do nascimento ou procedimento realizado, para que a equipe da Estratégia de Saúde da Família receba as informações da internação, do retorno no Ambulatório de pediatria e exames pendentes no momento da alta da Maternidade.

A estrutura

A Maternidade atende as especialidades de obstetrícia de médio e alto risco. O ambulatório de Pré Natal de Alto Risco conta com assistência de equipe multidisciplinar (médico obstetra e cardiologista, enfermagem, nutricionista e psicólogo). Os recém-nascidos de risco são acompanhados após a alta hospitalar no Ambulatório, sendo realizada a 3ª etapa do Método Canguru. A instituição trabalha com planejamento familiar, integrando a realização de laqueaduras e vasectomias. Além disso, conta com Emergência Obstétrica (24h), Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo), Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais Convencional (UCINCo), Unidade Canguru, Centro Cirúrgico, Unidade de Internação e Banco de Leite Humano.

Mais informações:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support