Major do CBMSC participa do Curso Avançado sobre Assistência e Proteção para Emergências Químicas na Argentina
Entre os dias 14 e 19 de agosto o major Marcelo Della Giustina da Silva, membro da Coordenadoria de Emergências com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e subcomandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em São José, está em Buenos Aires para representar o Brasil na 10ª edição do Curso Avançado Regional sobre Assistência e Proteção para Emergências Químicas, organizado pela Organização Mundial para Proibição de Armas Químicas (OPCW).
O curso na Argentina conta com 22 alunos de 14 nações diferentes. Durante essa semana o major Marcelo passará por capacitações práticas de controle e confinamentos de produtos químicos, resgate de vítimas, técnicas de controle medicinal tático, operações especiais em aeronaves, operações especiais contraterrorismo, operações em atentados a meios de transportes. A Capacitação será ministrada por instrutores da Espanha, Argentina e Panamá.
Segundo o major Marcelo, “representar o estado de Santa Catarina e o Brasil é uma honra, mas acima de tudo uma grande responsabilidade, a qual buscarei fazer com muita dedicação e empenho”. O objetivo é empregar esses novos aprendizados na formação dos bombeiros militares de Santa Catarina e do Brasil.
O Major Marcelo neste ano representou a corporação e foi o único brasileiro no curso básico deste curso, que ocorreu no Equador.
:: Veja mais sobre a edição básica deste curso, que aconteceu no Equador neste ano.