Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Major do CBMSC participa...

Major do CBMSC participa de exercício internacional de respostas a terremotos na Argentina

Com o objetivo de fortalecer a preparação ante emergências e a coordenação entre as corporações envolvidas em atividades de resposta, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi parte integrante do Exercício Internacional de Respostas a Terremotos (ERE) que ocorreu este mês em San Juan.

O major Clemente Stähelin Michels, comandante do quartel de São Bento do Sul foi um dos integrantes da comitiva brasileira, sendo o único catarinense. A equipe brasileira foi organizada pela Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).

O exercício é uma simulação voltada para a gestão integral de riscos de desastres, especialmente na resposta a terremotos. Como major Michels é integrante da Coordenadoria de Força-Tarefa, atua como binômio – dupla entre bombeiro militar e cão de busca – ele acumula experiência em respostas a desastres, não apenas em Santa Catarina, mas também como apoio em outros estados, tais como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Recife, o que agregou conhecimento para a troca entre os envolvidos.

Mais de 300 especialistas de todo o mundo participaram do evento, sendo sete equipes internacionais e 11 argentinas, empregadas em um exercício simulado envolvendo equipes distintas, coordenadas para resposta aos desastres.

“Esses exercícios são de fundamental importância para o emprego de assistência internacional em desastres, em que as equipes necessitam seguir as mesmas doutrinas de emprego para reduzir retrabalho, distribuir recursos adequadamente, centralizar informações, tudo isso com o intuito de elevar ao máximo o número de vidas salvas em desastres”, destaca o major Michels. 

O encontro ocorreu durante cinco dias, divididos entre teoria e prática. Inicialmente foram conhecidos os contextos institucionais nacionais, além dos procedimentos e planejamentos das corporações participantes, na sequência, o exercício simulado teve enfoque em operações na área afetada e, como conclusão, os participantes tiveram as atividades de fixação do conteúdo em grupos.

“Todo o tipo de conhecimento é válido para que na hora das ocorrências reais nós estejamos prontos para atuar e dar a resposta mais rápida, trazendo segurança para a população e ainda para os nossos bombeiros. Além disso, o aprendizado de divisão de competências com outras instituições nos dá respaldo para participação como apoio em ocorrências maiores ou caso precisemos de ajuda um dia”, exalta o major.

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support