Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Mais de sete mil...

Mais de sete mil alunos voltam às aulas no dia 15 na Regional de Ibirama


Foto: Helena Marquardt/Arquivo ADR Ibirama

Na Regional de Ibirama, mais de sete mil alunos da Rede Estadual de Ensino voltam às aulas na quinta-feira, dia 15. São 20 escolas e seis unidades descentralizadas do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Na região, o novo ano letivo também será marcado por novidades.

De acordo com o gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Nilo Poffo, a principal mudança diz respeito ao Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti) que será implantado na EEB Orlando Bertolli, em Presidente Getúlio, a partir do dia 19. Em Santa Catarina, o modelo funciona desde 2017 em 15 escolas e agora está sendo ampliado, pois oferece oportunidades de construção conjunta de uma educação que valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal.

“Esse é um programa totalmente diferente e os estudantes terão uma ganho muito grande de conhecimento, não só científico, mas de tudo. Ele receberá uma educação integral onde vamos trabalhar também o cidadão, auxiliar na escolha da profissão e construção de um projeto de vida”, explica.

Para este ano 13 escolas terão matrícula para a primeira e segunda série e outras 17 escolas, que iniciam o programa em 2018, ofertaram apenas a primeira série do ensino médio nesta modalidade, como é o caso da Orlando Bertolli, que já conta com aproximadamente 70 alunos matriculados. Já as demais turmas serão implantadas gradualmente a cada ano. “No Emiti, os alunos ficam na unidade das 7h30 às 17h de segunda a quarta, na quinta-feira das 7h às 12, porque a tarde acontece o planejamento coletivo dos professores, e na sexta-feira novamente das 7h30 às 17h”, explica Nilo.

Expectativa positiva para 2018

Para 2018 a expectativa do ano letivo é bastante positiva, segundo o gerente de Educação. Ele ressalta que praticamente todo o quadro de professores foi preenchido por profissionais capacitados e que também estão otimistas. “A gente vê eles com um ânimo diferente, mais alegres e estudando mais, buscando mais qualificação e por isso tenho certeza que teremos um ano melhor que 2017”, comenta.

Outro fator citado por Nilo foi a compra do material de expediente para as escolas, no valor de mais de R$52 mil, e melhorias na estrutura física das escolas que estão em andamento ou serão iniciadas em breve e somam mais de R$ 1,5 milhão em investimentos do Governo de Santa Catarina. “Estamos esperando todos os alunos de braços abertos, bem preparados e queremos que eles também voltem com muito entusiasmo e com muita vontade de aprender”, concluiu.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama