Mais de 900 pessoas participam do Senafrut na próxima semana em São Joaquim

Na próxima terça-feira, 14, inicia em São Joaquim, o Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado – Senafrut. O evento que segue até dia 16 de junho, no Centro de Eventos Newton Stelio Fontanella deve reunir mais de 900 pessoas, entre pesquisadores, fruticultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, professores e estudantes.
O evento tem como objetivo transmitir informação, conhecimento e transferir tecnologias através das 22 palestras, um minicurso sobre polinização e a apresentação de 165 trabalhos científicos. No espaço de exposição, 50 empresas e 75 estandes, ligados ao setor, apresentam seus produtos, serviços, máquinas e implementos a disposição dos participantes, com intuito de realizar negócios e gerar maior eficiência no seu empreendimento.
O coordenador do Seminário, Marcelo Cruz de Liz destaca a participação de técnicos e fruticultores na discussão dos temas ligados a fruticultura em culturas importantes como a Pera, Ameixa, Uva Vinífera com destaque para Maçã. “O evento proporciona troca de experiências entre os participantes, maior conscientização e organização do setor, fortalecendo o associativismo e cooperativismo. Também é um momento para discutir soluções para os problemas do setor e principalmente contribui para a qualificação dos fruticultores e técnicos, e preparando-os para as mudanças e a constante evolução da agricultura brasileira”, enfatiza o engenheiro agrônomo.
A participação no Seminário é uma oportunidade para os fruticultores buscarem a melhoria na qualidade dos produtos frutícolas com o aumento da produtividade, mas também a diminuição dos custos de produção, gerando riquezas e melhorias na qualidade de vida para toda sociedade, sempre respeitando o meio ambiente, com produtos mais limpos, observando as questões sociais envolvida na sua produção.
O Senafrut é uma realização Epagri, promovido pela Prefeitura de São Joaquim, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, ADR São Joaquim, Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (AMAP), Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (ASSEA) e Embrapa.
{article Elenise Melo Nunes – ADR São Joaquim – Assinatura}{text}{/article}