Mais de 800 pessoas serão atendidas no mutirão de catarata realizado nos Hospitais de Araranguá e Praia Grande
O mutirão de cirurgias de catarata, que faz parte do Projeto Ver, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai atender 842 pacientes do Sul. Os procedimentos serão realizados no Hospital Regional de Araranguá a partir do dia 26 de março, e no Hospital de Praia Grande, no início de maio.
Para receber mais informações sobre os encaminhamentos do Projeto, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, e a gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, participaram de uma reunião de trabalho nesta segunda-feira, 19, no gabinete da SES em Florianópolis.
A reunião foi com a superintendente de Planejamento e Gestão do SUS, Grace Ella Berenhauser, com a presença da assessora da SES Cecília de Sá Gesser; além do vice-presidente do Instituto Ideas (gestor do HRA), Julhano Capeletti, do diretor técnico do Hospital regional de Araranguá, Eduardo Ali Dominguez e da gerente de enfermagem Larissa Teixeira Martins.
A gerente regional de Saúde explica que todos os pacientes que receberão o procedimento já estavam na lista de espera, cadastrados nos municípios. “A gerência de saúde da ADR recebeu das secretarias municipais a relação atualizada dos pacientes e a enviou para a Secretaria de Estado da Saúde. É também a Gerência Regional, por meio do setor de Controle e Avaliação, quem fará o contato com estes pacientes, os informando da data e horário da cirurgia, documentos e exames necessários”, disse Patrícia.
O secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt, destaca a importância deste Projeto para o Sul do Estado. “Parabéns ao Secretário de Estado da Saúde por este ato, que devolverá a visão, de forma gratuita, para muitas pessoas que aguardavam pelo procedimento”.
Schmidt cita que no Hospital Regional de Araranguá, serão atendidos a partir da próxima segunda-feira, 26, os pacientes de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e outros da Região de Laguna e Tubarão, entre eles Imaruí, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio, Tubarão, Armazém, Braço do Norte, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho. Já no Hospital de Praia Grande serão realizados a partir de maio, os procedimentos nos pacientes de Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Sombrio, Timbé do Sul e Turvo.
A autorização para o mutirão de cirurgias foi assinada na última sexta-feira, 16, pelo secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande. “Há cerca de 800 pessoas aguardando por cirurgias de catarata, retina e glaucoma. As cirurgias são rápidas e devolvem a visão a essas pessoas que aguardavam algum tempo na fila de espera”, comentou.
Após a cirurgia, o paciente recebe um kit com óculos escuros e colírio. Cada cirurgia tem um custo de R$ 771,60, conforme tabela do SUS, mais R$ 250,00 de prêmio estipulado pela Comissão Intergestora Bipartite. O valor total do mutirão será custeado com fontes do Ministério da Saúde (MS) e do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99148-1191
Site: www.sc.gov.br/regionais/ararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua