Mais de 50 equipamentos ortopédicos são entregues a pacientes do Centro Catarinense de Reabilitação
O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, e o gerente do Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), Marcelo Lemos dos Reis, entregaram nesta segunda-feira, 26, na Capital, 35 cadeiras de rodas motorizadas e 16 próteses ortopédicas para pacientes de diferentes municípios do Estado. Os equipamentos prometem dar mais mobilidade e qualidade de vida para os catarinenses portadores de necessidades especiais.
Fotos: Divulgação / SES
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça download
O fornecimento de aparelhos ortopédicos está em ritmo acelerado no CCR. “Nos últimos quatro meses, já foram entregues 1.135 equipamentos. Isso demonstra que não só as grandes ações em saúde são importantes, mas os detalhes que mudam a vida de cada pessoa que recebe uma órtese, prótese ou uma cadeira de rodas hoje. Essa aumenta a qualidade de vida das famílias”, destacou Kleinübing.
Só em julho, a unidade, administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), concedeu 297 órteses e próteses – o equivalente ao que era disponibilizado durante seis meses antes de iniciar essa ação, em junho deste ano. De acordo com o gerente do Centro Catarinense de Reabilitação, havia 2.257 pacientes aguardando órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção e a expectativa é zerar essa fila até metade do ano que vem. “O mais importante é devolvermos a dignidade a essas pessoas. Não existe nada mais digno do que alguém poder ir e vir livremente”, declarou Marcelo Reis, que também é médico ortopedista.
Um dos beneficiados por uma nova cadeira de rodas foi Ademir Jost, 52 anos, da cidade de Pinhalzinho, no Oeste do Estado. Na cadeira de rodas há 15 anos, desde um acidente de automóvel que lhe causou uma lesão na cervical, Jost estava visivelmente emocionado e fez questão de agradecer ao gerente do CCR.
Ademir Jost
Outra beneficiada foi Jovania Brand, de Camboriú. Portadora de distrofia muscular, a paciente de 32 anos de idade comemorou a possibilidade de passear sozinha. “Para mim essa cadeira representa mais dignidade, liberdade, qualidade de vida. Eu precisava de ajuda o tempo todo com a antiga cadeira, agora eu tenho liberdade para sair sozinha, passear”, ressaltou.
O Sistema Único de Saúde (SUS) permite ao usuário trocar sua órtese ou cadeira de rodas a cada um ano e prótese a cada dois. “A fila está sempre retroalimentando, pois além de novos pacientes que precisam de OPMs, temos os que já usam e necessitam trocá-las. Além disso, adaptamos os aparelhos para as crianças, que, na medida em que crescem, precisam de equipamentos adequados ao seu tamanho”, observou o gerente do CCR.
O Centro Catarinense de Reabilitação é referência estadual na concessão de órtese e prótese e cadeira de rodas. Para adquirir o aparelho é necessário que o paciente entre em contato com um posto de saúde mais próximo de sua residência e consulte com o médico. A prescrição médica solicitando a OPM deve ser encaminhada à Gerência de Saúde do município, onde reside o paciente. Após isso, o paciente será agendado no CCR, que providenciará as etapas necessárias para a concessão de OPM.
Mais informações para a imprensa:
Jaqueline Richter
Telefone: 3221-2065